Acontece

Moeda russa registra queda recorde após novas sanções do Ocidente

Ilustração mostra moeda de rublo russo (Foto: Reuters)
Moeda oficial da Rússia chegou a cair 30% na manhã desta segunda

O rublo russo registrou queda recorde em relação ao dólar nesta segunda-feira (28), depois que nações ocidentais anunciaram um conjunto de duras sanções durante o fim de semana para punir a Rússia pela invasão da Ucrânia, incluindo restrições às reservas monetárias do país.

O rublo chegou a cair para 119,50 por dólar nas negociações asiáticas, uma baixa recorde de 30% em relação ao fechamento da última sexta-feira (25). Posteriormente, recuperou-se para cerca de 110 por dólar.

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou que seu comando militar colocasse as forças com armas nucleares em alerta máximo neste domingo (27), em resposta às represálias ocidentais por sua guerra contra a Ucrânia —o maior ataque a um Estado europeu desde a Segunda Guerra Mundial.

Nas maiores cidades russas, longas filas têm se formado na porta dos bancos, onde a população busca sacar recursos diante da crise financeira que se forma. As retiradas significativas fragilizam o sistema bancário, que pode ficar sem fluxo de caixa – e correr o risco de quebrar.

Russos fazem fila para sacar dinheiro em caixa eletrônico em São Petersburgo no domingo (27) — Foto: Anton Vaganov/Reuters

Com informações da Folha de S. Paulo