Acontece

Série com presidente da Ucrânia é disputada por streamings

O presidente da Ucrânia Volodimir Zelenski em pôster da série cômica - Foto: Divulgação
Ex-comediante, governante ucraniano atuou no seriado 'Servo do Povo'

Os telefones de uma pequena empresa de direitos audiovisuais de Estocolmo não param de tocar e todos querem a mesma coisa –exibir a série do ex-comediante e atual “herói” da resistência na Ucrânia, Volodimir Zelenski, na qual ele interpretava justamente o presidente do país.

“Estamos sobrecarregados. Os pedidos chegam do mundo todo para exibir a série”, afirma Nicola Soderlund, cofundador da empresa Eccho Rights.

Desde o início da invasão da Ucrânia pelas tropas russas, em 24 de fevereiro, canais de televisão como o britânico Channel 4, o grego ANT 1 e o romeno PRO TV negociaram os direitos de exibição da série “Servo do Povo”, criada em 2015. Sete anos após sua estreia na série de comédia –considerada um dos maiores sucessos do país–, várias partes do mundo estão disputando os direitos da produção.

“Assinamos 15 acordos e estamos negociando outros 20”, afirma Soderlund, que tem um cartaz da série em seu escritório. “Estamos em conversas com emissoras da América Latina, Estados Unidos, com a Netflix, com muitas pessoas.” Na Itália, três ou quatro empresas lutam para conseguir os direitos. Na Grécia, a série é exibida todas as noites.

Para o executivo sueco, “acontece ao mesmo tempo uma solidariedade com os ucranianos e a curiosidade para ver quem é Zelenski”, que passou de um ator desconhecido fora de seu país a um símbolo da resistência contra a invasão russa.

A série “O Servo do Povo” conta a história de um professor do ensino médio que é eleito a governante máximo do país após viralizar na internet fazendo um discurso anticorrupção em sala de aula.

Com informações da Folha de S. Paulo