A Coreia do Norte disparou o que se acredita ser um míssil balístico intercontinental (ICBM) em direção ao mar nesta quinta-feira (24), disseram militares da Coreia do Sul e do Japão. Este, aliás, seria o primeira lançamento desse tipo de projétil desde 2017.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse ter detectado o lançamento de um “projétil não identificado” da Coreia do Norte, em uma trajetória “elevada” no espaço, informou a agência de notícias Yonhap. Ainda assim, o Ministério da Defesa da Coreia do Sul não confirmou imediatamente se o teste envolveu um ICBM. Mas o míssil norte-coreano, um dos maiores do mundo, voou 1.080 km e atingiu a altitude de 6.200 km.
Leia Mais
Anitta chega em 2º no ranking global do Spotify com hit ‘Envolver’
Além disso, segundo a Guarda Costeira do Japão, o míssil caiu a 170 quilômetros a oeste de Aomori, no norte do país. O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, que está em Bruxelas para a cúpula do G7, afirmou que a tecnologia de mísseis da Coreia do Norte está melhorando. Ele, aliás, enfatizou que esse lançamento é um “ato de violência inaceitável”.
Autoridades dos Estados Unidos disseram que pelo menos dois testes recentes, em 27 de fevereiro e 5 de março, apresentaram o maior sistema ICBM da Coreia do Norte até agora, o Hwasong-17. “O objetivo desses testes, que não demonstraram o alcance do ICBM, era provavelmente avaliar esse novo sistema antes de realizar um teste de alcance total no futuro, potencialmente disfarçado como um lançamento espacial”, disse um funcionário americano na época.
Adicionar comentário