Acontece

Ucrânia acusa Rússia de massacre em cidade próxima à Kiev

Rua da cidade de Bucha - Foto: BBC/KATHY LONG
Corpos de homens com mãos amarradas foram encontrados pelo chão de Bucha

Um cenário de devastação, com corpos pelo chão. É essa a imagem que tropas ucranianas dizem ter encontrado ao chegar à cidade de Bucha, próxima a Kiev, a capital da Ucrânia. Tropas russas se retiraram de Bucha após serem atacadas por forças ucranianas. Mas antes de sair da cidade, teriam causado mortes de civis.

Os corpos de pelo menos 20 homens estavam espalhados pelas ruas quando as forças ucranianas retomaram o controle de Bucha. Aliás, alguns desses homens mortos estavam com as mãos amarradas. Além disso, o prefeito da cidade disse que 280 pessoas foram enterradas em valas comuns. “Ainda estamos reunindo e procurando corpos, mas o número já passou das centenas. Há cadáveres nas ruas. Eles mataram civis enquanto estavam lá e quando estavam deixando essas aldeias e cidades”, disse o ministro de Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba.

Moradores de Bucha disseram que ficaram semanas sem ter pão para comer – Foto: BBC/KATHY LONG
Leia Mais

Elon Musk será o primeiro trilionário do mundo, segundo projeções

Diante de relatos como esse, a secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, cobrou que “os ataques indiscriminados” das forças russas a civis sejam investigados como crimes de guerra no Tribunal Penal Internacional, em Haia. Aliás, o governo ucraniano também fala em massacre e crime de guerra. Além da morte de civis, há relatos de que tropas russas teriam estuprado mulheres ucranianas.

Por sua vez, o canal oficial do Telegram do Ministério da Defesa da Rússia compartilhou uma alegação de que os relatos de mortes de civis na cidade de Bucha são “falsos”.