Acontece

CASACOR PE 2022 ocupará icônico edifício Chanteclair

Imagem: Leo Malafaia e Guilherme Paiva
A CASACOR celebra em 2022, 35 anos e a celebração virá em forma de sonho

Para celebrar os 35 anos da CASACOR Pernambuco, a celebração virá em forma de sonho. Inclusive, a mostra acontecerá nas instalações do Edf. Chanteclair, no Recife Antigo, um dos mais imponentes prédios da cidade. Localizada às margens do Rio Capibaribe, ela foi construída em meados do século XX, tombada pelo IPHAN e está fechada desde os anos 90.

No decorrer dos anos, o Chanteclair já teve sua fachada reformada, mas agora voltará a ter uso, com a abertura das portas da mostra para os visitantes. Segundo Gabriela Coutinho, uma das diretoras do CASACOR, ela fala sobre. “Nada mais incrível do que estar presente num imóvel de tamanha importância, no coração do Recife, que é o Chanteclair”, descreve ela, emocionada.

Aliás, desde 2016, Isabela Coutinho e Carla Cavalcanti estão à frente da gestão da mostra em Pernambuco. “Faremos uma CASACOR com todo respeito e admiração que temos pelo edifício, será um resgate do Bairro do Recife, do Chanteclair, unido à CASACOR, para a nossa cidade”, conta Isabela.

Leia mais
Lima Duarte diverte web ao fazer dancinha viral da internet

As obras para a adequação do edifício devem começar em julho e a previsão é que a CASACOR 2022 aconteça do dia 06 de outubro ao dia 20 de novembro. Além disso, ela será toda montada no piso térreo do Chanteclair e deve ocupar algumas áreas externas, como o trecho da Rua Vigário Tenório, que fica na lateral do prédio. Inclusive, esse ano o tema da mostra será Infinito Particular, o que tem tudo a ver com o Chanteclair – um prédio finito, mas com uma dimensão única e esplendorosa.

Em 2021, por exemplo, a CASACOR aconteceu no pavilhão externo do Shopping Center Recife e no ano anterior, devido à pandemia a mostra aconteceu de maneira diferente e recebeu o nome de Janelas CASACOR. Em formato híbrido, físico e digital, naquela edição a mostra mapeou 14 pontos na cidade que receberam vitrines com ambientes que puderam ser visitados de bicicleta, pela ciclofaixa, ou de barco, pelo rio Capibaribe.

Esse ano vamos contar através da CASACOR e Chanteclair, tudo sobre arquitetura, paisagismo, decoração, prédio histórico, revitalização. Acredito que talvez seja o momento mais importante da nossa gestão. CASACOR com Chanteclair, é uma combinação instigante, bonita,  de resgate e reabertura de espaços históricos para o Recife”, completa Isabela.

Imagem: Guilherme Paiva (@mova.filmes)

A edição da CASACOR de 2022, também vai oferecer formas híbridas de visitação: a presencial e a on-line, onde quem preferir poderá ter acesso à mostra numa plataforma digital, através de um tour 3D.

Para a realização da CASACOR 2022 no Chanteclair, a gestão da mostra contou com a parceria da Prefeitura da Cidade, que integrou a reabertura, nas ações do Recentro – plano de manutenção, de cuidado, e de revitalização para o centro da cidade. “A Prefeitura chega junto, abraçando, apoiando a realização de mais uma edição da CASACOR, entendendo que essa é um política fundamental do Recentro, ativar os imóveis desocupados e atrair as pessoas para revisitar, reviver, o nosso Centro Histórico”, explicou Ana Paula Vilaça, Chefe de Gabinete do Centro. Além da prefeitura, são parceiros o IPHAN e a Realisis Empreendimentos, proprietária do edíficio.

Estamos radiantes com a ideia de montarmos uma CASACOR no Chanteclair. É a realização de um sonho antigo”, diz Isabela. “E resgatar a grandiosidade do Chanteclair, é também uma forma de devolver à população, ao final da CASACOR, um Chanteclair em melhores condições para que, enfim, volte a ser usado com a importância que ele tem para a cidade do Recife”, finalizou Isabela.

Imagem: Guilherme Paiva (@mova.filmes)