Acontece

Ônix: Filme pernambucano conquista 15 festivais internacionais

Imagem: Divulgação
Além dos 15 festivas, o curta-metragem recebeu menção honrosa

O filme “Ônix”, do cineasta pernambucano Aguinaldo Flor, já ganhou 15 festivais pelo mundo e uma menção honrosa. Aliás, o curta-metragem também é finalista em outros 20 festivais, cujos resultados ainda não saíram.

Inclusive, a produção de Aguinaldo estreou em maio deste ano, no The Paus Premieres Festival, de Londres, na Inglaterra. Além disso, o curta foi selecionado para os festivais Rome Prisma Film Awards, na Itália; The Black Panther International Short Film Festival, na Índia, nesse com duas indicações: Melhor Diretor e Melhor Fotografia. Além do International Shorts, na Austrália e V.i.Z. Film Fest, na Bulgária. Porém, sua primeira premiação veio do Butão, um país do continente asiático e de origem budista, que realiza o Druk International Film Festival.

O curta pernambucano ainda ganhou o prêmio de melhor filme na categoria LGBTQIA+ nos seguintes festivais: 8 & Halfilm Awards, na Itália; Cult Critic Movie Awards, na Índia; World Film Carnival, em Singapura; Virgin Spring Cinefest, também na Índia e Onyko Films Awards, na Ucrânia. Ele também foi agraciado na Inglaterra, recebendo menção honrosa no London International Monthly Film Festival. Em outro festival na Índia, o Bluez Dolphins Monthly Online International Short Film Fest, Ônix conquistou três prêmios, sendo eles: Melhor Curta LGBTQIA+, Melhor Diretor e Melhor Ideia Original.

Leia mais
Roberto Carlos volta aos palcos e faz show em Praia do Forte

Para o cineasta, a premiação é importante para quem produz cinema independente no Brasil. “Confesso que ainda estou anestesiado de tanta emoção com essas premiações! É importante para o filme e também para quem produz cinema independente no Brasil, como eu. Isso nos motiva muito a seguir em frente com outros projetos“, ressalta Aguinaldo Flor.

Aliás, apenas na primeira semana de junho, o curta ganhou como Melhor Filme no Paris Shorts Film Awards e Melhor Filme LGBTQIA+  nos festivais Sweet Democracy Film Awards, ambos em Cannes, na França. Assim como no Royal Society of Television & Motion Picture Awards (Índia); New York Movie Awards (Estados Unidos) e Florence Film Awards (Itália).

VALORES PERNAMBUCANOS

O curta-metragem foi todo filmado em Candeias, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, lugar onde o diretor nasceu.  “Era um sonho antigo filmar aqui. Como é uma obra ficcional inspirada em alguns fatos reais, não poderia ser diferente. Estou muito feliz!“, enfatizou o cineasta.

No elenco, há dois atores de Pernambuco, Guilherme Griz e Gustavo Falcão, além do carioca Carlos Bruno e do cearense Daniel Dias da Silva. Também traz no cenário obras dos artistas plásticos Ana Santiago e Vicente Silva, valorizando a arte pernambucana.

SINOPSE DO CURTA-METRAGEM

Bruno vive um drama psicológico oriundo de uma estranha ligação afetiva com seu avô, um ex-preso político na década de 70. Próximo da sua casa, ele esbarra em Caio, um homem problemático que não aceita sua própria essência. O encontro casual torna-se intenso e sensível na medida em que ambos expõem suas fraquezas, memórias e melancolias.