Acontece

Aeroporto do Recife passa por reformas estruturais

Imagem: Guga Matos/Secretaria de Turismo e Lazer
Com um investimento de R$ 1,4 bilhão, a Aena Brasil faz reforma nos seis aeroportos que administra o Nordeste

A Aena Brasil investirá R$ 1,4 bilhão nos seis aeroportos que administra o Nordeste, incluindo o Aeroporto Internacional do Recife e, assim, poder torná-los mais seguros, confortáveis, tecnológicos e sustentáveis. Inclusive, as obras já tiveram início em todos eles. Além disso, depois de finalizados, a concessionária irá colocar à disposição das regiões em que atua aeroportos prontos para o crescimento, voltados para contribuir com o desenvolvimento de cada localidade.

Segundo o contrato pactuado com a Anac, as obras irão durar até junho de 2023. Inclusive, eles sugerem aos passageiros que vão viajar que cheguem aos terminais antes do horário previsto para o embarque, para evitar imprevistos. Além disso, algumas mudanças podem ser notadas em salas e portões de embarque, como o fechamento temporário de algumas áreas, restaurantes e pontos comerciais, por exemplo.

Os clientes do aeroporto do Recife, neste momento, poderão notar que, nas salas de embarque remoto, as paredes e divisórias estão sendo removidas. Além da escada rolante que leva do desembarque (térreo) para o embarque (1º andar) que foi desativada. Para que possa ser deslocada, a opção é utilizar os elevadores, que seguem funcionando normalmente, além da escada fixa. Também está sendo retirado o forro do teto da sala de restituição de bagagens e do desembarque. Ainda no térreo, há obras para a implantação de novos sanitários e de novas instalações de trabalho para as Polícias Civil e Militar. Também há intervenções nas cabeceiras da pista.

Leia mais
“Machucou muito”, diz Zé Felipe sobre tênis jogado em seu rosto

De acordo com a Aena Brasil, os investimentos irão trazer um acréscimo de capacidade nos aeroportos entre 60% e 100%, Além das obras que incluem ampliação de terminais; redesenho de fluxos mais intuitivos para os passageiros; novos pontos de aeronaves, com mais espaço para embarque e desembarque; investimento para aumentar a segurança das pistas; melhorias em acessos viários; intervenções em estacionamentos, entre muitos outros benefícios, de acordo com a necessidade de cada aeroporto.

Assim, as obras físicas, irão somar-se à implantação de novas tecnologias, mais modernas e precisas, com a aquisição de equipamentos e sistemas de última geração. Aliás, todo o processo de devolução de bagagens será automatizado, com uma entrega mais assertiva e ágil. Outra novidade importante é o esforço da Aena Brasil para oferecer edificações sustentáveis, com energia renovável e reuso de água, entre outras medidas.