Acontece Política

Lula e Alckmin são diplomados pelo TSE nesta segunda-feira (12)

Foto: Ricardo Stuckert
A diplomação é uma etapa que confirma o processo eleitoral

A diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente eleito (PSB) Geraldo Alckmin aconteceu nesta segunda-feira (12), no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.

A diplomação é uma etapa que confirma o processo eleitoral e habilita Lula e Alckmin a tomar posse como presidente e vice-presidente da República no dia 1º de janeiro.

Lula e Alckmin receberam os diplomas das mãos do presidente do TSE, Alexandre de Moraes, que em seu discurso afirmou a vitória plena da democracia brasileira, e ainda criticou os ataques antidemocráticos que o processo eleitoral sofreu: “Os extremistas, criminosos, milícias digitais começaram a atacar a mídia tradicional, para substituir livre debate por mentiras. Coube à justiça eleitoral atuar de maneira séria e firme para evitar que desinformação maculasse liberdade de eleitores e eleitoras“.

O discurso de Lula também saudou à democracia e ao povo brasileiro: “Esse diploma não é do Lula presidente, mas de parcela significativa do povo que conquistou o direito de viver em democracia. Vocês ganharam esse diploma“, afirmou o presidente eleito, que se emocionou durante o discurso ao lembrar das críticas que sofreu por não ter diploma universitário.