Acontece

Geração Z é a menos comprometida com o trabalho, diz pesquisa

Geração Z
Foto: Getty Images
Além disso, quase metade dos jovens se sentem ansiosos e estressados no ambiente profissional

Uma pesquisa feita pela EDC Group mostrou que os funcionários da geração Z, de 18 a 25 anos, são os que mais relatam não cumprir sua jornada de trabalho. O levantamento aponta que essa faixa etária dizem não cumprir o expediente, tendem a começar a jornada depois do horário combinado e a terminá-la antes do previsto.

Quando comparados aos millenials (nascidos entre 1981 e 1996), a geração Z se mostra significativamente menos engajada com o trabalho. Além disso, quase metade dos jovens se sentem ansiosos e estressados no ambiente profissional na maior parte do tempo, informou o relatório 2023 Gen Z and Millennial Survey.

Geração Z
Foto: Getty Images

A pesquisa constatou ainda que 36% da Geração Z está exausta ou com falta de energia no campo profissional; 35% se sentem mentalmente distantes de seu emprego por causa de sentimentos persistentes de negatividade ou cinismo; e 42% lutam para dar o melhor da sua capacidade.

No entanto, isso não significa, necessariamente, que esses jovens profissionais sejam menos competentes do que os seus antecessores. “Os trabalhadores da geração Z são criativos e tendem a responder bem em grupos com profissionais de idades diferentes”, diz Daniel Campos, CEO da EDC Group.

*Com informações da Forbes e Globo