Destaques Vídeos

Unit comemora um ano em amplo e moderno campus na Imbiribeira

Diogo Galvão, reitor da UNIT - PE - Foto: Marcos Filho
"Investimos tanto no técnico quanto no comportamental"

Uma universidade com portas abertas à cidade. Esse é o conceito do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), com campus localizado no bairro da Imbiribeira. O local foi escolhido estrategicamente – na Avenida Mascarenhas de Moraes, um importante corredor do Recife que liga a zona oeste da capital pernambucana à cidade de Jaboatão dos Guararapes.

“Pensamos em cada detalhe para que o aluno tenha a melhor formação”, afirma Diogo Galvão, reitor da UNIT-PE

O Centro abriga laboratórios, espaço para desenvolvimento da cultura maker e coworking para ex-alunos e parceiros. Inovação, protagonismo do aluno e interação com a cidade é o tripé que norteia a UNIT.

Ao todo, são oferecidos dez cursos de graduação – nas áreas humanas e sociais, exatas, biológicas e da saúde – quais sejam: Administração, Direito, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação (sendo os dois cursos em parceria com o Porto Digital), Psicologia, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia e Estética; além de 11 cursos de pós-graduação. O objetivo é que os futuros profissionais estejam em sintonia com a atualidade do mercado e as novas necessidades da sociedade.

O Centro abriga laboratórios para treinamento e interação dos alunos – Foto: Marcos Filho

Para os estudantes dos cursos de saúde, existe o Centro de Formação em Saúde – onde são proporcionadas práticas estudantis e profissionais das respectivas áreas – e a clínica-escola integrada, com a presença de pacientes reais e ações de aprendizagem individuais e com equipe diversa.

“Os cursos da área de saúde estão alinhados com as necessidades da cidade do Recife e temos parcerias extremamente importantes, como a FormaSUS e a Secretaria de Saúde da cidade do Recife e de Jaboatão para que os alunos mantenham as práticas no mercado, ou seja, nas instituições, e desenvolvam suas competências”, comenta Diogo.

Sobre o curso de odontologia – um grande destaque da UNIT – Galvão explica que os alunos têm estágios garantido em convênio não só com a Secretaria de Saúde, como também, na própria clínica da Faculdade. “Temos uma demanda própria. Recebemos o paciente da nossa região e elas têm acesso a um serviço exclusivo.”, diz o reitor.

“Desde o início do curso o aluno coloca a mão na massa. Isso faz a diferença”, garante Diogo Galvão

Laboratórios odontológicos com equipamentos de primeira – Foto: Marcos Filho

Já os alunos de Tecnologia contam com o Centro de Formação em T.I, com a inclusão do curso de graduação de Ciências da Computação e ensinos e laboratórios diversificados. O grande destaque é o ‘co-branding’ com o Porto Digital, onde os alunos têm acesso aos problemas das empresas e resolvem, desde o início o que, de fato, é prático e real.

Os acadêmicos de Direito continuarão com o apoio do Núcleo de Práticas Jurídicas onde são trazidos casos reais relevantes para o curso. A universidade tem parceria com a Esmatra (Escola de Magistratura).

Biblioteca com mais de 30 mil exemplares dos quatro mil títulos- Foto: Marcos Filho

Outro suporte é o Centro de Sucesso do Estudante, que abrange e une três diferentes setores: o Núcleo de Carreiras – que direciona ao mercado de trabalho – a Copex -responsável pelos projetos de extensão – e as Relações Internacionais – que coordena as atividades de mobilidade acadêmica. Haverá ainda mentoria e gestão de carreiras.

Inovação, protagonismo e interação é o tripé da UNIT – Foto: Marcos Filho

Os alunos também contam com o Centro de Presença e Acompanhamento Acadêmico, onde é feito o suporte e a programação da coordenação com os professores.

Estrutura

Auditório para congressos e palestras, com capacidade para 280 pessoas.- Foto: Marcos Filho

A sede tem dois pavimentos e estacionamento para 210 veículos. Está próximo à estação de metrô e ao Terminal Integrado Tancredo Neves e de paradas de ônibus, para facilitar o acesso de alunos, colaboradores e do público.

Foto: Marcos Filho

São 40 salas, 11 laboratórios e 1 clínica integrada de saúde com seis especialidades para atendimento à população e a realização de aulas práticas. A estrutura envolve ainda biblioteca com mais de 30 mil exemplares dos quatro mil títulos, entre físicos e virtuais e espaço para exposições. Há também auditório para congressos e palestras, com capacidade para 280 pessoas.

Confira a entrevista com o reitor Diogo Galvão

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar