Acontece

Lula conversa por telefone com Biden sobre trabalho em conjunto

Em uma ligação telefônica nesta quarta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, discutiram questões vitais, como o combate às mudanças climáticas e uma colaboração bilateral para melhorar as condições de trabalho. A conversa, agendada para o meio-dia e quarenta e cinco minutos, teve uma duração de aproximadamente trinta minutos.

Nas redes sociais, Lula compartilhou as discussões realizadas durante a chamada: “Conversei, neste começo de tarde, com o presidente dos Estados Unidos, @POTUS. Falamos sobre o combate às mudanças climáticas, a Cúpula da Amazônia e preservação ambiental. Também falamos sobre uma iniciativa conjunta do Brasil e dos Estados Unidos por trabalho decente que iremos lançar em breve.”

Dado o histórico sindical dos dois presidentes, era aguardado que uma iniciativa conjunta para aprimorar as condições laborais fosse anunciada.

A colaboração em questão vem sendo objeto de negociações entre os governos dos EUA e do Brasil há cerca de dois meses. A proposta partiu do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que almeja criar uma iniciativa global para promover empregos e assegurar condições dignas de trabalho, incluindo salários mínimos e ambientes salubres.

Lula enfatizou a importância da parceria na ligação com Biden e expressou sua satisfação: “É a primeira vez que trato com um presidente interessado nos trabalhadores”, conforme destacado em comunicado do governo brasileiro.

Durante a conversa, Lula também apresentou os resultados da Cúpula da Amazônia a Biden. O presidente dos EUA reconheceu as responsabilidades das nações desenvolvidas em auxiliar as nações menos favorecidas no enfrentamento das mudanças climáticas.

Biden também enfatizou a contribuição de US$ 500 milhões dos Estados Unidos para o Fundo Amazônia e ressaltou a importância de forjar uma “parceria sólida” com o Brasil, valorizando o papel de destaque que o país desempenha nesses temas cruciais.

Além disso, os presidentes exploraram a possibilidade de uma agenda bilateral na Índia em setembro, durante o encontro do G20. Essa potencial reunião seria um segundo encontro no mesmo mês, já que há planos para uma agenda conjunta entre Brasil e Estados Unidos durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York, também em setembro, quando a campanha conjunta por trabalho decente deve ser lançada.

O Brasil e os Estados Unidos estão planejando ainda a visita de Biden ao Brasil em 2024, ano em que celebrarão 200 anos de relações diplomáticas. Lula, que convidou Biden em sua visita aos Estados Unidos em fevereiro, ressaltou a importância do vínculo entre as nações.