Acontece

Morre Lolita, orca mantida em cativeiro por 52 anos

A triste notícia da morte de Lolita, a orca mantida em cativeiro por 52 longos anos, comoveu o público e gerou uma onda de luto e reflexão sobre o bem-estar animal. O Miami Seaquarium confirmou o falecimento da orca, de 57 anos, devido a um suposto problema renal, apesar dos melhores cuidados médicos disponíveis.

A instituição expressou pesar pela perda de Lolita e agradeceu à orca por inspirar a todos. Também compartilhou um vídeo em homenagem ao animal. Enquanto o Miami Seaquarium permaneceu fechado no sábado, ele reabrirá no domingo, com um sentimento de tristeza que envolve toda a equipe.

Lolita, apesar de ter passado uma vida inteira em cativeiro, morreu pouco antes de finalmente ganhar a liberdade. Em março deste ano, após muitos anos de luta e esforços de defensores dos direitos dos animais, o Miami Seaquarium anunciou um acordo vinculativo com a organização sem fins lucrativos Friends of Lolita para transferir Lolita para um santuário oceânico no noroeste do Pacífico em um prazo de 18 a 24 meses.

Lolita, uma das orcas mais antigas em cativeiro, simboliza uma vida de sofrimento e exploração. Ativistas pelos direitos dos animais há muito tempo clamaram por sua libertação, acreditando que ela merecia ser devolvida à sua casa no noroeste do Oceano Pacífico. No entanto, havia preocupações legítimas sobre sua capacidade de sobrevivência após décadas de cativeiro e vários problemas de saúde.

A história de Lolita é uma das mais trágicas, começando em 1970, quando ela e várias outras orcas foram brutalmente capturadas em um evento conhecido como o “Round Up” no estreito de Puget, perto de Seattle. Quatro filhotes de baleia e um adulto foram mortos durante essa captura, que é considerada uma das maiores ações contra orcas selvagens da história. Mais de 90 orcas foram perseguidas e encurraladas em redes, resultando na morte de muitas delas e na venda de várias outras para parques marinhos.

Lolita, vendida por apenas US$ 6.000 (cerca de R$ 30.000 na época), encontrou seu destino no Miami Seaquarium, onde passou décadas em cativeiro, sendo usada para entretenimento humano.

A morte de Lolita é uma lembrança dolorosa dos impactos negativos do cativeiro em animais selvagens e um chamado à ação para que todas as formas de vida selvagem sejam tratadas com dignidade e respeito.

Lolita, você finalmente está livre. Que sua história triste inspire mudanças significativas em relação ao tratamento dos animais em cativeiro em todo o mundo.