Acontece

Pelo décimo dia, Grécia enfrenta incêndio do pior verão europeu

Centenas de bombeiros na Grécia enfrentam uma batalha contínua contra um megaincêndio que assola o nordeste do país pelo décimo dia consecutivo. Até o momento, o fogo já tirou a vida de pelo menos 20 pessoas, enquanto a região mediterrânea enfrenta seu segundo grande incêndio neste verão do Hemisfério Norte, impulsionado por ondas de calor recordes que assolaram toda a Europa.

O incêndio teve início nas proximidades da cidade de Alexandroupolis e rapidamente se alastrou descontroladamente pela região de Evros, no nordeste da Grécia, devido a ventos fortes e temperaturas extremamente elevadas. Um detalhe alarmante é que, à exceção de uma vítima, todas as pessoas que perderam suas vidas eram imigrantes irregulares que se refugiaram nas florestas da área.

Pavlos Marinakis, porta-voz do governo grego, descreveu o incêndio como um verdadeiro “megaincêndio”, devido à sua dimensão avassaladora e à sua dificuldade de controle.

Autoridades gregas têm visitado a área para avaliar os danos causados pela tragédia. Está previsto que os deputados gregos discutam o impacto desse desastre e a resposta do Estado no parlamento na próxima quinta-feira, dia 31.

O Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, financiado pela União Europeia, informou que o incêndio em Evros já consumiu mais de 77 mil hectares de terra, tornando-se um dos maiores incêndios florestais na Europa em muitos anos.

Os residentes locais estão sofrendo com a devastação. Michalis Tsolakis, um apicultor da região, lamentou a perda de 350 colmeias em sua aldeia de Kirki. Ele relatou que as tentativas de salvar suas colmeias foram em vão, pois a água utilizada para conter o fogo evaporou rapidamente.

Este incêndio é apenas um dos muitos que forçaram dezenas de pessoas a fugir de suas casas na Grécia desde o início do verão. Em julho, aproximadamente 20 mil turistas estrangeiros tiveram que ser evacuados da ilha de Rodes, onde as chamas devastaram resorts e hotéis, entre outras estruturas.

A Grécia e outras nações europeias continuam a lutar contra as consequências devastadoras desses incêndios, enquanto os esforços de combate ao fogo persistem em meio às altas temperaturas e condições desafiadoras.