Faustão falou pela primeira vez, nesta quinta-feira (31), após passar pelo transplante de coração. Em entrevista ao UOL, o apresentador disse que está sentindo o coração batendo mais forte. Na conversa, ele também faz um apelo pela doação de órgãos e aproveitou para exaltar o SUS, o Sistema Único de Saúde.
“Estou me sentindo ótimo. Por mim, eu saía daqui amanhã, estou abismado com a minha recuperação. Não tenho nada para reclamar. Sinto apenas uma leve dor nas costas, é um detalhe perto de tudo que aconteceu.
Sinto como se o meu coração batesse ainda mais forte, é uma sensação única. Tiveram que tirar um monte de entulho de dentro de mim, e colocaram um coração novo, de um garotão de 35 anos. É algo que me faz sentir muito vivo.
O meu primeiro pensamento foi: eu preciso motivar a doação de órgãos. O Brasil tem que ser o primeiro lugar do mundo. Tem que existir mais projetos. Precisamos fazer alguma coisa para melhorar isso, e pensarmos nos próximos. Precisamos usar a fé na doação. Se eu não tivesse fé, não estaria vivo.
Ontem parecia que eu estava num dia normal na minha vida. Sentei, andei, conversei. É um absurdo poder fazer tudo isso. Só tenho a agradecer aos meus médicos e ao SUS. Tudo isso também é graças ao SUS.
Não é porque eu tenho dinheiro que estou bem. Tudo isso que eu fiz também é feito no SUS, e isso precisa ser valorizado. É importante que todos se informem sobre, e essa será agora a minha missão.”
Boletim médico
“O paciente Fausto Silva continua evoluindo dentro do esperado. Está se comunicando normalmente e se mostra muito disposto, após 72 horas desde a realização do transplante de coração, ocorrida no último domingo, no Hospital Israelita Albert Einstein. A função cardíaca está normalizada e estável e, hoje, foram retirados o dreno e alguns cateteres, além de o paciente ter iniciado a fisioterapia”, diz o hospital no fim da tarde de ontem (30).
O que aconteceu?
Internado desde 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Fausto Silva, de 73 anos, fez a cirurgia para receber um novo coração em 27 de agosto. O apresentador estava tratando de uma insuficiência cardíaca. Na ocasião, ele passou por diálise e necessitava de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração.
Com o agravamento do quadro, ele foi colocado na lista de prioridades. Após a avaliação de compatibilidade do órgão, a cirurgia foi realizada e durou cerca de 2h30.
“Neste domingo, 27, mais um paciente na capital paulista foi contemplado com um transplante cardíaco, neste caso, também priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde – o apresentador Fausto Silva. Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados”, diz a nota oficial do Ministério da Saúde.
Adicionar comentário