Acontece

Lula fala em “renascimento” das relações entre Brasil e EUA

Em uma visita a Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente norte-americano, Joe Biden, se uniram em uma declaração conjunta para defender o “renascimento das relações” entre Brasil e Estados Unidos. Este encontro aconteceu como parte de uma agenda bilateral, precedendo o lançamento da “Coalizão Global pelo Trabalho”, uma iniciativa voltada para o fortalecimento dos direitos trabalhistas.

Lula destacou a importância deste encontro, afirmando que representa “um novo tempo na relação Estados Unidos e Brasil”. Ele enfatizou a ideia de uma relação igualitária e soberana, baseada em interesses comuns em prol do povo trabalhador dos dois países.

O presidente brasileiro está nos Estados Unidos para realizar o tradicional discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), realizado no dia 19 de setembro. Durante sua estadia, ele aproveitou a oportunidade para realizar uma série de encontros com líderes mundiais reunidos em solo americano.

Em seu discurso, Lula elogiou a relação de Biden com trabalhadores e líderes sindicais e destacou a oportunidade “excepcional” de colaboração entre Brasil e EUA. Ele também ressaltou a importância das alianças internacionais que o Brasil está construindo, incluindo a presidência do Brics em 2025, a liderança do G20 até novembro de 2024 e a sede da COP30 em 2025.

Esse encontro entre Lula e Biden marca um importante capítulo nas relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos, sinalizando uma nova era de cooperação e parceria em questões de interesse comum.