Acontece

Brasil assume presidência do Conselho de Segurança da ONU

Neste domingo (1º), o Brasil assume a presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O mandato se estende até dezembro e traz temas cruciais para a agenda brasileira, com destaque para a promoção da paz e a igualdade de gênero.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), uma das principais pautas do Brasil é destacar o papel das mulheres na prevenção e resolução de conflitos, assim como na participação em operações de paz. O secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do MRE, embaixador Carlos Márcio Cozendey, enfatizou a importância desse enfoque.

O Brasil é um dos países em desenvolvimento mais frequentemente eleitos para ocupar uma vaga rotativa no Conselho de Segurança da ONU, tendo sido eleito 11 vezes. O atual mandato teve início no ano passado e se estende até dezembro deste ano.

Vale ressaltar que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, tem defendido a busca por um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, uma discussão que permanece em aberto.

Recentemente, o Brasil condicionou seu apoio à ampliação do grupo Brics ao suporte dos países já integrantes à proposta brasileira de reforma do Conselho de Segurança da ONU, incluindo vagas permanentes para África do Sul e Índia.