Acontece

Grupo Hezbollah ameaça entrar em conflito contra Israel

O vice-chefe do grupo fundamentalista Hezbollah, Naim Qassem, ameaçou nesta sexta-feira (13), entrar na guerra de Israel, em conjunto com o Hamas, responsável pelos ataques no território israelense no último sábado (7).

“Conhecemos nossos deveres perfeitamente. Estamos preparados e prontos, totalmente prontos”, diz Naim durante comício pró-palestino em Beirute, capital do Líbano. O evento aconteceu no decorrer do encontro do chefe de Qassem, Hassan Nasrallah, com o chanceler Hossein Amir-Abdollahian, que é representante do real poder por trás do Hamas e Hezbollah, o Irã.

Desde o início dos ataques brutais do Hamas, que culminou na morte de 1.300 israelenses, tanto o Irã quanto o Hezbollah, se colocaram ao seu lado, mas negando terem participação da ação do dia 7 para não elevarem a tensão regional. No entanto, após recentes mísseis terem atingido Israel, o grupo libanês assumiu a autoria dos disparos, levando o Exército israelense bombardear a região sul do Líbano, em retaliação.

Na quinta-feira (12), um dia após a resposta de Israel no Líbano, o chanceler Hossein avisou que caso os ataques à Faixa de Gaza não cessassem, a guerra poderia se desdobrar em “outras frentes”.