Acontece

Autoridades libanesas pedem fechamento do aeroporto de Beirute

Neste sábado, as autoridades libanesas divulgaram orientações de segurança para a possível evacuação do Aeroporto Internacional de Beirute, juntamente com suas instalações circundantes, enquanto as tensões na fronteira com Israel aumentam.

As diretrizes emitidas para o Aeroporto Internacional Rafic Hariri de Beirute, situado na periferia sul da capital, não indicaram uma escalada iminente nas hostilidades na região. Até o momento, os conflitos na área de fronteira entre Israel e o Hezbollah, um grupo libanês altamente armado, têm sido relativamente contidos, com trocas diárias de tiros.

Essa decisão ocorre após um aumento nas ações militares israelenses na Faixa de Gaza, com ataques aéreos e terrestres.

Vale lembrar que, em 2006, o Aeroporto Internacional de Beirute sofreu ataques aéreos israelenses, levando ao fechamento temporário das pistas. Esses ataques ocorreram como parte das represálias após o sequestro de dois soldados israelenses pelo Hezbollah.

Embora as atuais diretrizes de evacuação não sugiram um conflito iminente, elas destacam a preocupação crescente com a situação na região e a importância da preparação para emergências em uma área historicamente instável. A situação na fronteira entre Israel e o Líbano continua a ser monitorada de perto, com a esperança de que um maior derramamento de sangue seja evitado.