Acontece Política

Milei toma posse como presidente da Argentina neste domingo (10)

Milei
Javier Milei toma posse - Foto: Luis ROBAYO / AFP
Javier Milei foi recebido por aplausos e se emocionou ao ser empossado

Javier Milei tomou posse oficialmente como presidente da Argentina neste domingo (10), no Congresso Nacional, onde recebeu a faixa presidencial e o bastão do agora ex-presidente Alberto Fernández. “Juro por estes santos evangelhos desempenhar com patriotismo o cargo de presidente da Argentina e observar fielmente o que determina a constituição da Argentina”, disse Milei no juramento.

Leia Mais

Bolsonaro chega ao Congresso para posse de Milei na Argentina

Milei foi recebido por aplausos e se emocionou ao ser empossado. Ele foi eleito após derrotar o adversário Sergio Massa nas urnas em novembro. A cerimônia foi presidida pela atual vice-presidente, Cristina Kirchner, que foi vaiada ao chegar à sede do Congresso. Ela respondeu a provocação com um gesto obsceno, mostrando o dedo do meio para os apoiadores presidente eleito.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não esteve presente no ato. Lula foi representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Cláudio Castro (RJ) e Jorginho Mello (SC), além de Bolsonaro, também foram à Argentina.

Durante a campanha, Milei, que é amigo do ex-presidente Jair Bolsonaro e de sua família, chamou Lula de “comunista” e “corrupto” e disse que não pretendia se encontrar com ele caso eleito. Além disso, acusou Lula de ajudar na campanha do seu adversário, o Sergio Massa. Com a vitória de Milei, o presidente desejou boa sorte ao novo governo, sem citar o nome dele.

Milei discursa após tomar posse

“Hoje começa uma nova era na Argentina. Hoje damos por terminada uma longa e triste história de decadência e começamos o caminho da reconstrução do nosso país”, disse Javier Milei.

“Os argentinos, de forma contundente, expressaram uma vontade de mudança que já não tem retorno. Não há retorno. Hoje enterramos décadas de fracassos e disputas sem sentido. Brigas que só conseguiram destruir o nosso país e nos deixar na ruína. Hoje começa uma nova era na Argentina, de paz e prosperidade”, discursou o presidente.