Acontece

Pedido de exumação do corpo de Gal Costa é negado pela Justiça

Gal Costa
Foto: Bob Wolfenson/Divulgação

A Justiça de São Paulo negou o pedido de exumação do corpo da cantora Gal Costa, feito por seu filho, Gabriel Penna Burgos Costa. A decisão, divulgada pela Vara de Registros Públicos, determinou que o processo seja encaminhado à polícia para investigação de possível crime contra a artista.

Gal Costa faleceu em novembro de 2022, desencadeando uma disputa pela herança entre seu filho e Wilma Petrillo, sua ex-empresária e viúva. Em entrevistas ao programa Fantástico, Gabriel contestou o direito de bens à ex-empresária de sua mãe, chegando a solicitar a exumação do corpo da cantora.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, a negativa à exumação baseou-se no fato de que a decisão cabe à Vara de Registros Públicos, mas o caso extrapola sua competência devido ao tempo decorrido desde o sepultamento de Gal, ocorrido há menos de três anos. Além disso, a investigação de possível crime contra a artista é essencial para o desenrolar do processo movido por Gabriel contra Wilma.

A juíza responsável pelo caso determinou o encaminhamento do processo à autoridade policial com urgência, para que seja realizada uma investigação minuciosa sobre as circunstâncias da morte de Gal Costa e os eventos subsequentes. O caso será conduzido pela Central de Inquéritos Policiais e Processos.

A defesa de Gabriel expressou contentamento com a decisão, ressaltando o direito da família e dos fãs de Gal de conhecerem a verdade sobre os fatos.

O advogado também destacou a necessidade de esclarecimentos quanto à causa da morte, a ausência de autópsia e as razões para a sepultura de Gal em um cemitério na capital paulista.