Papa Francisco, de 88 anos, que segue internado pelo quarto dia seguido, está com uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias e sua situação clínica é “complexa”, informou o Vaticano em um comunicado divulgado nesta segunda-feira (17).
“Os resultados dos testes realizados nos últimos dias e hoje demonstraram uma infecção polimicrobiana do trato respiratório que levou a uma nova modificação da terapia. Todos os exames realizados até o momento são indicativos de um quadro clínico complexo que exigirá internação hospitalar adequada”, diz a íntegra do boletim.
O pontífice enfrenta uma série de problemas de saúde nos últimos anos. Ele costuma utilizar uma bengala ou se locomover em cadeira de rodas durante eventos, em decorrência de dores no joelho e nas costas.
No último domingo (16), o papa Francisco pediu desculpas por faltar a uma missa no Vaticano. O pontífice, de 88 anos, foi internado em um hospital de Roma na sexta-feira, onde segue recebendo tratamento para uma infecção do trato respiratório. Os médicos prescreveram ‘repouso completo’.
“Eu gostaria de estar entre vocês, mas como vocês sabem, estou aqui na Policlínica Gemelli porque ainda preciso de algum tratamento para minha bronquite”, disse o Papa.
Internação
O papa Francisco foi internado no hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, Itália, nesta sexta-feira (14), para realizar exames e dar continuidade ao tratamento de uma bronquite, informou o Vaticano.
“Na manhã de hoje, ao término de suas audiências, o Papa Francisco foi internado no Policlinico Agostino Gemelli para a realização de exames diagnósticos necessários e para dar continuidade ao tratamento da bronquite, que ainda persiste, em ambiente hospitalar”, diz a nota.
O pontífice está com bronquite desde o início de fevereiro, e apresentou dificuldades para discursar durante audiências religiosas nos últimos dias.