A Academia Pernambucana de Letras realiza nesta segunda-feira (14), às 15h, a Sessão da Saudade em homenagem ao acadêmico Marcos Vilaça. A palestra será proferida pelos também membro da APL e da Academia Brasileira de Letras, José Paulo Cavalcanti.
O professor, advogado, jornalista, ensaísta e poeta brasileiro Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça morreu no última dia 29 de abril, no Recife, aos 85 anos. Vilaça, ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e era integrante da Academia Brasileira de Letras.
Nota de pesar da APL
“É com profundo pesar que a Academia Pernambucana de Letras recebe a notícia do falecimento de Marcos Vinícios Rodrigues Vilaça, ex-presidente da APL, membro e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, aos 85 anos.
Escritor, jornalista, advogado, professor e ensaísta, Marcos Vilaça destacou-se como uma das grandes figuras do cenário intelectual e político brasileiro. Ingressou na APL em 1965 e presidiu a instituição entre 1970 e 1972, deixando uma marca indelével em sua história com seu compromisso inabalável com o saber e a literatura.
Sua obra clássica Coronel, Coronéis é uma referência acadêmica fundamental, oferecendo uma análise sociológica profunda sobre a influência do poder econômico rural nos processos eleitorais ao longo da história.
Além de sua notável atuação na APL, Vilaça exerceu importantes funções públicas, tendo sido ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Na Academia Brasileira de Letras, ocupou a Cadeira nº 26 desde 1985 e presidiu a instituição nos biênios 2006-2007 e 2010-2011.
Seu legado permanecerá vivo na cultura, na literatura e no pensamento jurídico brasileiro.”