O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu ficar em pé nesta terça-feira (15) após passar pela cirurgia abdominal, que durou 12 horas. O político, que segue internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), andou pelos corredores do hospital DF Star, em Brasília, como parte da sessão de fisioterapia.
“Sem desistir! Vamos adiante, Brasil!”, escreveu Bolsonaro ao compartilhar o vídeo em suas redes sociais. Nas imagens, Bolsonaro aparece andando com a ajuda de um andador e é acompanhado pela equipe médica.
Segundo o boletim médico desta manhã, Bolsonaro se mantém estável, sem dor, sangramentos ou outras intercorrências. “Tem previsão de fisioterapias motora (com deambulação) e respiratória. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI”, diz um trecho do comunicado.
Mais cedo, Bolsonaro publicou uma carta aberta, agradecendo o apoio neste “momento delicado”. “Sou imensamente grato a Deus por aquilo que considero mais um milagre em minha vida. Agradeço também ao povo brasileiro pela fé e pelas orações que tenho recebido, à minha esposa, filhos, família, aos amigos e aos profissionais de saúde que, com carinho e dedicação, têm me amparado nesse caminho. Tenho certeza de que, sem todos esses pilares, eu não teria a chance de me sentir como me sinto agora: com disposição e enorme vontade de voltar a andar e trabalhar, sempre ouvindo de perto o sentimento do povo brasileiro.”
Cirurgia
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por uma cirurgia considerada “extremamente complexa e delicada”, segundo informou nesta segunda-feira (14) o cardiologista Leandro Echenique, integrante da equipe médica que acompanha o ex-presidente. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa no Hospital DF Star, em Brasília, onde Bolsonaro segue internado.
O procedimento, que durou cerca de 12 horas, foi realizado no domingo (13) para tratar uma obstrução intestinal causada por dobras no intestino delgado — mais uma complicação decorrente do atentado a faca sofrido por Bolsonaro em 2018, durante a campanha presidencial.