Fiuk, ator e cantor, atualmente participante do ‘Big Brother Brasil’, comoveu os telespectadores esta semana ao desabafar sobre sua luta contra o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A disfunção, segundo a Organização Mundial da Saúde, afeta cerca de 5% das crianças.
De acordo com o chefe da Psiquiatria Infantil da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Fabio Barbirato, o paciente só pode ser diagnosticado por um especialista. Além disso, alguns sintomas causados pelo transtorno podem ser facilmente confundidos com a ansiedade e que ao não serem tratados, podem chegar até a vida adulta.
“Em circunstâncias ansiogênicas (que causam ansiedade), como a separação dos pais, crianças podem parecer mais desatentas do que o habitual. O diagnóstico do TDAH é clínico, mas o médico pode solicitar exames caso haja alguma dúvida” afirma o especialista.
O maior diferencial do TDAH para as outras disfunções psíquicas está relacionado ao fator de hereditariedade genética.
Sintomas
Especialistas afirmam que o TDAH tem diferentes apresentações.
O primeiro deles é o perfil hiperativo-impulsivo, que apresenta mais traços de inquietude e impaciência. O segundo, é o perfil desatento, que pode acontecer de forma mais tímida, porém, mesmo assim não deixa de apresentar dificuldades para se concentrar. O último, é o perfil combinado. Neste caso, ocorre a junção de características das duas formas anteriores.
Os sintomas mais frequentes para quem apresenta o TDAH são:
– Falta de atenção
– Hiperatividade
– Inquietação
– Irritabilidade
– Esquecimento
– Dificuldade na concentração
– Ansiedade
– Excitação
– Raiva
– Dificuldade de aprendizagem.
Informações do jornal O Globo.
Adicionar comentário