A Unidos do Viradouro é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval 2020. A escola de samba conquistou o título nos últimos minutos da apuração, após uma grande virada. Com o samba-enredo “Viradouro de alma lavada”, a agremiação levou ao desfile o poder feminino. A Viradouro contou a história das Ganhadeiras de Itapuã, quinta geração de mulheres que lavavam roupa na Lagoa do Abaeté e faziam outros serviços em Salvador em busca da compra de sua alforria. Elas, aliás, foram exaltadas no desfile como as primeiras feministas do Brasil.
Leia Mais
Elba Ramalho encerrará Carnaval do Marco Zero pelo 15º ano
O título conquistado nesta quarta-feira (26) foi o segundo da história da escola de samba. Aliás, a Unidos do Viradouro não era campeã do Carnaval carioca há 23 anos. Além disso, nos últimos três anos, a agremiação mostrou uma evolução incrível. Isso porque, em 2018, ela subiu novamente ao Grupo Especial, após disputar a Série A. Em 2019, a Viradouro conquistou o vice-campeonato, perdendo apenas para o impecável desfile da Estação Primeira de Mangueira. Agora, em 2020, a escola de samba está no topo da elite das agremiações cariocas.
A conquista do segundo título de sua história não foi fácil. A escola de samba viu a Grande Rio liderar a disputa do primeiro ao oitavo quesito de apuração. Mas foi na categoria “Evolução”, que a Viradouro assumiu a liderança e não saiu mais de lá. Na última nota da avaliação, a escola de Niterói viu seu nome ser coroado como campeã do Grupo Especial. Aliás, a conquista veio através do critério de desempate, já que a agremiação teve a mesma pontuação da Grande Rio.
Galeria
Confira abaixo alguns cliques do desfile da Viradouro:
Adicionar comentário