Acontece

OMS retira contraindicação de ibuprofeno no tratamento do Covid-19

Remédios à base de Ibuprofeno - Foto: Reprodução/TV Globo
O medicamento era apontado como agravante dos sintomas da doença

A Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou, nesta quinta-feira (19), a contraindicação ao uso de ibuprofeno no tratamento do Covid-19. A restrição ao medicamento havia sido anunciada na terça-feira (17), por, aparentemente, agravar o quadro clínico dos pacientes com a doença. Mas, após consultar médicos e pesquisas científicas, a OMS voltou atrás e retirou a restrição ao medicamento.

Remédios à base de Ibuprofeno – Foto: Reprodução/TV Globo
Leia Mais

EUA realiza primeiro teste de vacina contra o coronavírus

“A OMS está ciente das preocupações sobre o uso de anti-inflamatórios não esteroidais (isto é, ibuprofeno) para o tratamento da febre em pessoas com Covid-19. Após uma rápida revisão da literatura [pesquisas científicas], a OMS não está ciente dos dados clínicos ou de base populacional publicados sobre esse tópico”, afirmou a organização, em nota. “Não temos conhecimento de relatos de efeitos negativos do ibuprofeno, além dos efeitos colaterais conhecidos usuais que limitam seu uso em determinadas populações”, concluiu.

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus – Foto: Denis Belibouse/Reuters

Na semana passada, uma pesquisa científica sugeriu que pacientes com diabetes e hipertensão tratados com ibuprofeno tinham mais riscos de desenvolver quadros severos da doença. Para o infectologista Celso Granato, professor da Unifesp e diretor clínico do grupo Fleury, em São Paulo, a evidência mostrada na pesquisa não era forte o suficiente. “Existem vários outros anti-inflamatórios, antitérmicos – por exemplo, paracetamol – que têm o mesmo efeito e não têm evidência de que têm esse problema”, afirmou Granato.

Celso Granato – Foto: Fleury/Divulgação