Uma boa notícia foi dada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, responsável por organizar o Oscar. A partir de 2024, a entidade vai exigir que as obras indicadas a melhor filme reflitam a pluralidade de etnias existentes no mundo.
Os novos requisitos para que as produções concorram à principal categoria da premiação mais importante do cinema foram divulgados na noite dessa terça-feira (8). Um deles, aliás, é que haja membros de minorias sociais, como negros ou latinos, em papéis de protagonistas ou coadjuvantes. Ou ainda que 30% do elenco seja composto por grupos pouco representados.
As medidas buscam aumentar, assim, a diversidade da indústria cinematográfica. “A mudança começa agora. Anunciamos os novos critérios de representatividade e inclusão para a escolha de Melhor Filme a partir da 96ª [edição do Oscar]”, escreveu a entidade no perfil do Twitter.
Change starts now. We've announced new representation and inclusion standards for Best Picture eligibility, beginning with the 96th #Oscars. Read more here: https://t.co/qdxtlZIVKb pic.twitter.com/hR6c2jb5LM
— The Academy (@TheAcademy) September 9, 2020
Segundo a academia, as produções que quiserem concorrer à principal categoria do Oscar devem atender ao menos a dois dos quatro critérios abaixo:
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- ter membros de minorias, como negros ou latinos, em papéis de protagonistas ou coadjuvantes, ou 30% do elenco composto por grupos pouco representados, ou narrativa principal focada nestes grupos;
- ter um número determinado de membros de grupos pouco representados, como mulheres ou pessoas com deficiência, em cargos de liderança ou 30% da equipe geral formada por membros destes grupos;
- oferecer cargos pagos de estágio ou de aprendizado para membros de grupos pouco representados nos estúdios, distribuidoras e produtoras, além de vagas de oportunidades de desenvolvimento de habilidades e de treinamento para membros destes grupos em cargos menores na equipe de produção;
- ter cargos de liderança nos estúdios e/ou produtoras preenchidos por membros de minorias ou grupos pouco representados nas equipes de marketing, distribuição e/ou publicidade.
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