Acontece

Média móvel de mortes por COVID-19 no Brasil é a menor desde abril

Foto: Kaio Lakaio/VEJA

O Brasil registrou nesta terça-feira a menor média móvel de mortes por Covid-19 desde 28 de abril: 367, de acordo com o boletim das 20h do consórcio de veículos de imprensa. A taxa representa uma queda de 30,2% em relação aos 14 dias imediatamente anteriores e é a menor desde 28 de abril, quando marcou 325. Esta é a menor taxa já verificada desde o início da pandemia.

Foto: Nelson Almeida/AFP

LEIA MAIS

Globoplay anuncia parceria com Disney+

Devido ao tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação de especialistas para que a média móvel do dia seja comparada à de duas semanas atrás. Variações na quantidade de mortes ou de casos de até 15% para mais ou para menos não são significativas em relação à evolução da pandemia. Já percentuais acima ou abaixo devem ser encarados como tendência de crescimento ou de queda.

Essa queda ocorre após o Dia de Finados. Assim como nos finais de semana, em feriados prolongados é comum haver queda nos registros devido às menores equipes de plantão. Os feriados de 7 de Setembro e 12 de Outubro foram seguidos de período de queda nos registros, mas depois os óbitos voltaram à faixa de estabilidade em relação a 14 dias.