Acontece

800 brasileiros estão entre os cientistas mais influentes do mundo

Foto: Reprodução
Foram analisados mais de 100 mil pesquisadores de todo o mundo

Em meio aos esforços científicos em busca de soluções as questões advindas da pandemia do novo coronavírus, mais de 800 pesquisadores brasileiros conquistaram um lugar de protagonismo no campo da ciência mundial. Eles foram destaque em dois rankings mundiais importantes divulgados nesta semana e na anterior: o Plos Biology e o Web of Science.

A pesquisa foi conduzida por uma equipe da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e utilizou como referência informações da Scopus ‒ base de dados bibliográficos que inclui resumos e citações de artigos de periódicos científicos.

Pesquisadores brasileiros são referência mundial em diversas áreas
Cientistas brasileiros são referência mundial em diversas áreas  – Foto: Cortesia

Teatro do Parque reabre as portas após 10 anos

O da revista científica Plos Bilogy, que apresentou a lista dos cientistas mais influentes do mundo na atualidade, trouxe 853 professores brasileiros no ranking, em diversas áreas de conhecimento. Os destaques são pelo impacto do pesquisador ao longa da sua carreira e a atuação no ano de 2019.

Já no ranking do site Web of Science, da empresa Clarivate Analytics, traz os “Pesquisadores Altamente Citados 2020”. Dezenove brasileiros aparecem na lista que reconhece os cientistas que demonstraram ampla e significativa influência em seu campo de atuação por meio da publicação de artigos frequentemente citados por seus pares durante a última década. Ao todo, 6.389 pesquisadores de mais de 60 países foram incluídos na lista de 2020, sendo 3.896 cuja produção científica teve impacto em áreas específicas e 2.493 com impacto cruzado (cross-field) em diversos campos do conhecimento.

Foto: Reprodução

O índice composto, que classifica os cientistas, é baseado em vários dados como citações, autocitações, número de artigos publicados, índice de coautoria e citações de artigos em diferentes posições de autoria. Esses vários índices permitem múltiplas interpretações conforme o interesse de quem analisa. Os cientistas também foram classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos. Os dados tabelados incluem todos os cientistas que estão entre os 100 mil melhores em todos os campos, de acordo com o índice de citação composto.

Entre os professores brasileiros que aparecem no ranking,

• 158 são da USP – Universidade de São Paulo
  • 76 da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas/SP
  • 39 da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
  • 31 da Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz
  • 20 da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco
  • 14 da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria
  • 14 da UFC – Universidade Federeal do Ceará
  • 8 da UEM – Universidade Estadual de Maringá no PR
  • 4 da UNG, Universidade de Guarulhos em SP
  • 3 da UFS – Universidade Federal de Sergipe
  • 3 da UFCG – Universidade Federal de Campina Grande, na PB.