Cuidados com a pele - Foto: Reprodução.
Beleza

Skincare: saiba quais os cuidados essenciais com a pele no inverno

Cinco passos fáceis que podem ser aplicados no dia a dia

Em matéria publicada pela Vogue Brasil este mês, alguns dematologistas deram dicas de como manter uma pele saudável durante o inverno. A estação é famosa por deixar a pele mais ressecada, por produzirmos menos oleosidade durante esse período. Embora em Recife a temperatura não costume cair mais do que o normal, ainda assim existem alguns cuidados importantes que devemos tomar. Adaptamos as dicas e você pode conferir os 5 passos para uma pele mais saudável.

1. Use protetor solar todos os dias 
Foto – Reprodução.

Mesmo que o dia esteja muito nublado, não se engane, o sol está sempre por ali. “A radiação ultravioleta, também no inverno, provoca danos que comprometem a estrutura de sustentação da pele, causando o aparecimento precoce de rugas e flacidez, além das manchas”, explica o dermato Jardis Volpe. O fotoprotetor precisa ainda ser reaplicado de quatro em quatro horas em ambientes fechados e de duas em duas horas em exposição direta ao sol. “O filtro deve ter FPS 30, além de dióxido de titânio ou óxido de zinco na formulação: esses são bloqueadores físicos importantes”, acrescenta o médico. Para potencializar a fotoproteção, ele indica aplicar um cosmético rico em antioxidantes, como as vitaminas C e E, antes do filtro.

RET VW Agosto
2. Encontre o hidratante correto 
Foto: Reprodução.

A farmacêutica Mika Yamaguch, adverte: “Existem cremes que desidratam!”. Ela explica que alguns cremes podem prejudicar nossa pele, justamente por conter agentes que não são adequados para esse tipo de uso. Invista em um hidratante de alta qualidade, para o rosto e para o corpo. Ele é de extrema importância tanto no verão, quanto no inverno. Mesmo que o clima da região seja úmido e sua pele seja oleosa, ainda assim ela exige muita hidratação. Uma pele hidratada produz menos “sebo” natural. Aposte em hidratantes que criem uma película sobre a pele, eles irão diminuir a perda de água. A dermatologista Karla Assed indica cremes que contenham óleo de semente de uva, ureia, vitamina C, e lactato de amônio.

3. Aposte no ácido hialurônico  
Foto: Reprodução.

Se você se interessa por cuidados com a pele, provavelmente já ouviu falar dele. O ácido é um hidratante profundo, que ajuda na regeneração da pele. Hidratantes que contém ele em sua composição, são ótimas opções. Nos hidratantes, existem dois tipos do ativo, o ácido hialurônico de baixo e de alto peso molecular. Segundo os dermatologistas, os de maior peso não penetram na pele, assim, formam um filme de retenção hídrica sobre ela. Já os de baixo peso passam pela epiderme e estimulam a hidratação natural, e esses são mais indicados.

4. Evite banhos quentes e beba água
Foto: reprodução.

O demato adverte: “A ducha quente compromete a camada hidrolipídica da pele, que perde sua função de barreira protetora. O ideal é tomar banho morno e hidratar a pele logo depois”, diz Jardis Volpe. A água quente ainda prejudica o couro cabeludo e cabelo. “Quando a região recebe essa agressão continua, provoca vasodilatação dos pequenos vasos da pele além de eritema ou vermelhidão, onde ocorre a produção rebote de óleo na tentativa de protegê-la. Isso pode piorar a descamação e os processos de dermatite seborreica”, explicou a dermatologista Claudia Marçal. A dica é usar xampus e loções com probióticos. Os probióticos são “bactérias do bem” e ajudam a proteger o couro cabeludo. Além disso, mesmo não estando tão quente, beber água é de extrema importância. A hidratação da pele se dá, principalmente, de dentro para fora, beber bastante água é fundamental, não importa a estação.

5. Não descuide da alimentação
Foto: Reprodução.

No inverno, é comum relaxar um pouco nos exercícios físicos e até na alimentação. O consumo de comidas calóricas, como massas, queijos e chocolate quente, aumenta bastante. É preciso ficar atento pois uma alimentação saudável é imprescindível para uma pele bonita. “A pele é parte de um sistema que precisa estar em equilíbrio, para mantê-la bonita e saudável, é preciso evitar o excesso de carboidrato, doces, trigo e massa branca”, explica a dermato Claudia Marçal. Ela ainda recomenda o consumo de pelo menos três porções de frutas ao dia, ingerir ômegas, com as castanhas e peixes de águas profundas como o salmão, e evitar carnes vermelhas gordurosas.

Leia mais: 
Esponjas de make: saiba para que serve os diferentes tipos
Estilo Moda Pernambuco 2019 conta com a presença de grandes nomes

Siga RJ nas Redes Sociais

RET VW Agosto