Acontece

Luto: Reynaldo Fonseca morre aos 94 anos

Reynaldo Fonseca - Foto: Alfeu Tavares/FolhaPE
O velório acontece no Memorial Guararapes

O mestre Reynaldo Fonseca faleceu, na manhã desta terça (21), aos 94 anos. Ele estava internado na UTI do Memorial São José, mas a causa da morte não foi divulgada. O velório acontece no Memorial Guararapes, das 15h às 17h, desta terça (21). Logo depois, terá o sepultamento, no mesmo local.

Sobre Reynaldo Fonseca

Reynaldo de Aquino Fonseca nasceu em 31 de janeiro de 1925. Foi aluno de Lula Cardoso Ayres na Escola de Belas Artes de Pernambuco, no Recife, em 1936, onde realizou o curso de magistério em desenho. Em 1944, ele foi morar no Rio de Janeiro, e estudou com Candido Portinari durante seis meses. É um dos fundadores da Sociedade de Arte Moderna do Recife – SAMR, associação que propõe a ruptura com o sistema acadêmico de ensino.

Quadros de Reynaldo Fonseca – Foto: Alfeu Tavares/FolhaPE

Em meados de 1952, Reynaldo torna-se professor catedrático de desenho artístico na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Pernambuco – UFPE. Logo depois, em 1964, criou um mural para o Banco do Brasil, no Recife.  Ilustra, entre outros, o livro Pintura e Poesia Brasileiras, com poemas de João Cabral de Melo Neto, publicado em 1980.

Quadros de Reynaldo Fonseca – Foto: Alfeu Tavares/FolhaPE

Reynaldo Fonseca mantém, ao longo de sua carreira, temas recorrentes. Em suas telas, cenas familiares com crianças e animais, nas quais predomina um clima de sonho e inquietação. Ele, aliás, evoca o surrealismo e a pintura metafísica.

 

Quadros de Reynaldo Fonseca – Foto: Alfeu Tavares/FolhaPE
Depoimentos

O artista plástico Francisco Brennand, que era amigo e companheiro de profissão de Reynaldo, lamentou a morte do artísta. Em conversa exclusiva ao site Roberta Jungmann, ele enfatizo a a importância de Reynaldo para as artes plásticas não só do Estado, mas também do Brasil.  Confira abaixo o depoimento:

O governador Paulo Câmara também expressou sua solidariedade aos familiares e amigos do pintor. “Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do pintor, muralista e ilustrador pernambucano Reynaldo Fonseca. Vanguardista e visionário, foi um dos fundadores da Sociedade de Arte Moderna do Recife e sempre se destacou pelo pioneirismo que imprimiu em seu trabalho. Quero expressar minha solidariedade aos seus familiares e amigos”, disse em nota.