O Site Roberta Jungmann deu início no dia 24 de agosto a uma parceria colaborativa com o jornalista Bruno Albertim. Especializado em cultura e gastronomia, o também antropólogo trará a este portal todas as novidades do universo gastronômico do país, com publicações recheadas de análises e sugestões do setor. A análise sobre o Organomix Recife é a segunda delas.
Por Bruno Albertim*
Apenas este ano, mais de 250 novos agrotóxicos foram liberados no Brasil – 30% deles inteiramente banidos da Europa por estarem diretamente associados a cânceres e a epidemia global de autismo entre recém-nascidos. A chegada, neste começo de setembro, da maior rede brasileira de produtos orgânicos ao Recife sinaliza, contudo, que o mercado também caminha, a passos largos, na direção oposta. A Organomix já está em funcionamento, numa estrutura impressionante de um quilômetro quadrado, dentro do Shopping Recife, em Boa Viagem. São cerca de cinco mil produtos livres de quaisquer aditivos químicos industriais.
“Cerca de 88% dos brasileiros subestimam os riscos dos agrotóxicos”, pontuou, numa cerimônia de inauguração da loja pra uma plateia lotada de nomes de vários segmentos da sociedade pernambucana, Augusto Amorim. Pernambucano de 42 anos, ele é o CEO da marca e diretamente responsável pela implementação da unidade pernambucana do Organomix, a primeira do Nordeste. Além dos naturais, a loja conta com produtos de gigantes do mercado mundial afinadas com o discurso global de busca por alimentação saudável. Sem glúten, lactose ou açúcar. Um sinal de novos tempos.
“Nenhum desses produtos”, garante Amorim, “conta com qualquer traço de gordura vegetal hidrogenada. Presente na margarina, essa gordura é diretamente responsável por mais de 38% dos casos de AVC no mundo”.
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Sucesso total a inauguração do Organomix no Shopping Recife
Nascido em 2012, o Organomix começou como um mercado saudável virtual, operando nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Em 2013, foi reconhecido pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) como um dos mais confiáveis distribuidores de orgânicos no Brasil. A chegada de uma operação do tipo a um grande shopping sinaliza que já não somos como éramos. Cada vez mais, as operações de fast-food tradicionais em grandes centros de compras desde seus surgimentos, nos anos 1980, vão dando espaço a restaurantes tradicionais e à alimentação saudável. Comer bem, agora, agora é também comer de forma saudável – um novo traço de distinção da sociedade contemporânea.
É um mercado que cresce: segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o mercado brasileiro de orgânicos faturou R$ 4 bilhões 2m 2018 – uma performance 20% maior que a registrada em 2017. Embora atinja apenas 15% da população brasileira, o mercado de orgânicos cresce, em termos percentuais, duas vezes mais que a agricultura tradicional de larga escala. Os dados são do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), com uma cartela de 60 empresas do setor. Sob a liderança dos Estados Unidos, Alemanha, França e China, o mercado mundial de orgânicos é de cerca de US$ 97 milhões.
E lojas como as do Organomix fazem sucesso justamente porque respiram a estética dos novos tempos. Ali, não encontramos o clima hippie-cool dos iniciados, comuns em feiras de rua, como se em rituais. A loja é moderna, de bom design, com música vibrante onde podemos, além de abastecer as sacolas para casa, nos divertir.
Entre as prateleiras, como nas grandes cidades do mundo, há uma alameda gastronômica. Os serviços estão em fase de ajustes, mas já atraem uma clientela entusiasta. Na alameda, são três operações gastronômicas: uma padaria com pães de farinha orgânica e de fermentação natural; o EQ Cozinha Equlibrada, com boas saladas e pizzas também de fermentação natural e o sushi bar Orenji, única marca própria da rede; as outras são terceirizadas. O frescor dos pescados no Orenji, tão fundamental como a habilidade nos cortes em qualquer sushi bar que mereça o nome, chama a atenção logo de cara.
Para os (literalmente) bons drinques, há ainda a enoteca Wine&Drinks, com serviço de drinques e vinhos especiais, naturais, biodinâmicos ou orgânicos, sob a tutela da polivalente sommeliere Fabiana Gonçalves, responsável pelo blog Escrivinhos. O frescor está presente também na peixaria e na butique de carnes, ambos com procedência certificada e de cortes dignos dos melhores acougues italianos – os maiores expets mundiais na arte do corte. Uma varanda com vista para a praça de esculturas do shopping reforça a vocação para bons happy hours na loja.
A marca pontua também na responsabilidade social: cerca de 30% da mão de obra foi treinada na comunidade vizinha de Entra a pulso, a partir de uma parceria com o Instituto Shopping Recife. Que inspire a (bem-vinda) concorrência.
Serviço
Organomix: Shopping Recife, Rua Padre Carapuceiro, 777, Boa Viagem.
Phone: (21) 3030-6136
*Bruno Albertim é antropólogo e jornalista especialiazado em cultura e gastronomia. Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, é autor, dentre outros, de Tereza Costa Rêgo – uma mulher em três tempos (Cepe Editora) e de Nordeste – Paisagem Comestível (Editora Massangana – Fundação Joaquim Nabuco), a ser lançado até o final de 2019. Ganhou um prêmio Esso de Jornalismo (2013) com reportagens ligadas ao universo da alimentação no Nordeste. Gosta de comer e cozinhar profissionalmente e quando não tem qualquer obrigação para isso.
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