Acontece Política

Damares Alves encena o “silêncio das mulheres” em coletiva

Damares Alves - Foto: Jorge William/Agência O Globo
A atitude fez referência à campanha de combate à violência contra a mulher

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, protagonizou uma cena curiosa nesta segunda-feira (25). Ela chegou para uma coletiva de imprensa no Palácio do Planalto e saiu sem responder nenhuma pergunta. A atitude, aliás, gerou polêmica nas redes sociais, principalmente por não haver nenhuma justificativa imediata por parte do governo. Mas, após um tempo, tudo foi esclarecido. Segundo a própria ministra, tudo não passou de uma encenação. Confirmado pela assessoria do Governo Federal, o ato de Damares simbolizou o “silêncio das mulheres” diante da violência.

Leia Mais

Parlamentares comandam seminário Mulher Mais Política no Recife

Segundo a ministra, a atitude veio em decorrência do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Na ocasião, aliás, a coletiva de imprensa agendada aconteceria antes da cerimônia de lançamento da Campanha de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, do Governo Federal. O lema da campanha deste ano será “Quando uma mulher perde a voz, todas perdem”.

Damares Alves – Foto: Jorge William/Agência O Globo

Após a solenidade, Damares retornou para outra coletiva onde explicou a encenação. “Eu fiquei em silêncio para que você sintam como é difícil uma mulher ficar em silêncio. Quando eu queria falar tanto com vocês, dizer para vocês dessa campanha belíssima, eu preferi o silêncio. É muito ruim tirar a voz de uma mulher, era esse o recado que eu queria dar. E obrigado por terem participado, voluntariamente, involuntariamente, da campanha. Que todas as mulheres tenham voz”, disse ela.