Acontece

Suposto grupo integralista assume atentado ao Porta dos Fundos

Grupo integralista assume autoria de ataque à sede do Porta dos Fundos - Foto: reprodução
O grupo assume a autoria do ataque como um contra-ataque ao especial de Natal "Primeira Tentação de Cristo" da produtora

Em um vídeo que circula na internet, desde esta quarta-feira (25), um suposto grupo dito como Integralista assume o ataque à sede da produtora do Portas dos Fundos. O grupo, que se denomina como o Comando de Insurgência Popular Nacionalista expõe cenas da noite em que lançaram coquetéis molotov e explicam o que teria motivado o ataque.

Leia mais

‘Não vão nos calar’, diz Porchat sobre ataque ao Porta dos Fundos

A motivação seria o especial de Natal “A primeira tentação de Cristo“, vinculado pela Netflix, que dá a entender que Jesus Cristo (Gregório Duvivier) que namora Orlando (Fábio Porchat). Muitos protestaram contra o especial e algumas igrejas promoveram boicote à Netflix pela produção. Porém, o filme bateu recorde de visualizações, sendo o vídeo mais brasileiro mais assistido de toda a plataforma. Além disso, o especial de Natal de 2018, intitulado “Se beber. não ceie”,  chegou a ganhar o Emmy Internacional de melhor comédia em novembro deste ano.

De acordo com a assessoria de imprensa do grupo, dois coquetéis molotov foram arremessados em direção à fachada da sede da produtora. O fogo só não tomou conta do prédio, porque um segurança que estava no local conseguiu conter as chamas. O ataque aconteceu às 4 horas da manhã e o caso foi registrado como crime de explosão na 10ª DP (Botafogo). Dessa forma, a polícia irá investigar se o grupo é mesmo o autor do ataque pela imagens de câmeras que forma liberadas.

O que é Integralismo?
Integralistas da cidade de Viçosa do Ceará na década de 1930. Da esquerda para direita: João Evangelista de Miranda (comerciante), Afonso Deocleciano Marques (dentista), Bastos Sampaio (tabelião), José Vitor Fontenele Filho (professor Juca), Vicente Miranda Filho (comerciante) – Foto: Raulfm

Integralismo ou integrismo é um termo usado para, no contexto do nacionalismo, se referir a uma organização do Estado que rejeita a separação liberal entre a política e “os fins da vida humana”, sustentando que todo governo deve ordenar o homem ao seu objetivo final. Nos anos 1930, surgiu também um integralismo brasileiro. Diferentemente do seu inspirador francês e português, este era republicano – embora tenha sido também predominantemente inspirado pela Doutrina Social da Igreja Católica, conforme orientação do chefe do movimento Plínio Salgado e, portanto, em alguns aspectos diferente do estatismo modernista ou do fascismo.