Acontece

Toyota anuncia construção de sua própria cidade futurista

Woven City da Toyota - Foto: Divulgação
A Woven City será erguida aos pés do Monte Fuji

A Toyota pretende investir pesado nos avanços tecnológicos para os próximos anos. Durante a Consumer Electronic Show (CES), que aconteceu na segunda-feira (6), Akio Toyoda, presidente da montadora japonesa, anunciou que está desenvolvendo uma cidade inteligente. A Woven City, localizado onde antes havia uma velha fábrica de automóveis, terá um espaço de 70 hectares e comportará 2 mil habitantes. A novidade, aliás, é chamada pela companhia de “laboratório vivo”. A Toyota está no momento recrutando universidades e empresas interessadas em aproveitar a cidade, cujas obras devem começar já em 2021.

Leia Mais

Apple quer transmitir internet via satélite para iPhones

A meta da Toyota Motors é criar um espaço urbano complexo para testar novas tecnologias, como carro autônomo, infraestrutura digital (como semáforos, sinais de trânsito e garagens inteligentes) e fontes limpas de energia, em particular baseadas no hidrogênio. Além disso, os moradores da nova cidade serão, quase todos, cientistas e funcionários da Toyota, além de suas famílias. Todos, aliás, são colaboradores do “laboratório vivo” criado pela montadora japonesa.

Woven City da Toyota – Foto: Divulgação

Os edifícios da cidade futurista são outro destaque do projeto. Eles serão, em grande parte, construídos de madeira. Os prédios, aliás, serão erguidos através de uma mescla entre métodos tradicionais japoneses de construção e a robótica. Além disso, robôs vão auxiliar em tarefas rotineiras dentro do lar. Uma inteligência artificial vai usar sensores para monitorar a saúde e bem estar dos habitantes. Estes dispositivos farão parte de um sistema tech alimentado por painéis solares e hidrogênio.

A locomoção pela Woven City será feita em veículos de emissão zero, incluindo o shuttle e-Palette da Toyota, elétrico e autônomo. A malha viária da cidade será dividida em três categorias. Uma apenas para veículos de alta velocidade, outra para uso misto (alta e baixa velocidade, pedestres e afins) e uma terceira que serve como uma espécide de passeio arborizado.

Via arborizada da Woven City da Toyota – Foto: Divulgação