Carnaval

Confira todos os detalhes do Carnaval de Olinda

Coletiva de Carnaval de Olinda 2020 - Foto: Marconi Meireles
A prefeitura do município realizou uma coletiva parar repassar a programação dos festejos de Momo

A prefeitura de Olinda realizou, na manhã desta quinta-feira (30), uma coletiva para tratar do Carnaval 2020. Com a presença de jornalistas, secretários, vereadores e artistas, todos os detalhes dos festejos de Momo foram revelado. A festa terá como tema “O Carnaval de Olinda é coisa de outro mundo” e traz grandes novidades. Aliás, a prefeitura promete caprichar muito na folia.

Secretário de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda, João Luiz, falou um pouco sobre a folia – Foto: Sandy James/Prefeitura de Olinda
Leia Mais

Veja as novidades e a programação completa do Carnaval do Recife

Segundo o prefeito de Olinda, professor Lupércio Carlos, o tema foi escolhido baseado no quão extraordinário é o Carnaval do município. Além disso, ele serve para dar cara, segundo o prefeito, a como os turistas e foliões descrevem a festa. As cores usadas serão roxo, amarelo, magenta e azul, para inspirara uma atmosfera intergaláctica. Além disso, personagens “de outro mundo” completam a atmosfera lúdica da festa. Sem perder a tradição, foram criados a Sereia Foliã, a Fada Percussionista, o Astronauta Caboclo de Lança, o Unicórnio Passista, e Extraterrestre Manguebeat e o Alien Papangu.

Prefeito Lupércio Carlos – Foto: Sandy James/Prefeitura de Olinda
Tema e personagens do Carnaval de Olinda 2020 – Divulgação
Homenageados

Mais uma vez, como já é tradição no governo de Lupércio, os homenageados do Carnaval de Olinda serão escolhidos por voto popular. A eleição terá duas categorias: vivos e in memorian. Ao todo, foram selecionados 10 nomes para concorrer à votação. Todos, aliás, são personalidades importantes para a cultura da cidade. Concorrem na categoria “Vivos”, Peneira, dono do famosos bar que leva seu nome; Dona Aurinha, que sempre tocou o Coco Raiz; Ivo de Xambá, babalorixá responsável por manter os rituais e tradições da Nação Xambá; o carnavalesco Carlos Ivan; Dona Dá, responsável pelo Encontro de Bois de Olinda.

Por outro lado, concorrem na categoria “In memorian“, o pintor, desenhista e gravador José Carlos Viana; Agenor do Estandarte, porta estandarte da Pitombeira dos Quatro Cantos; o artista plástico Byll de Olinda; o carnavalesco Pedro Paulo; a historiadora, educadora e poetisa Marieta Borges.

José Carlos Viana – Foto: Divulgação
Marieta Borges – Foto: Divulgação
Programação

A programação do Carnaval de Olinda está recheada. O pontapé inicial para a Folia de Momo na cidade será no dia 20 de fevereiro, na Praça do Carmo. O tradicional cortejo do Homem da Meia-Noite dá o start na festa. Depois, o grupo A Cocada se apresenta, seguido pela orquestra do Grêmio Henrique Dias. Além disso, Marrom Brasileiro e Alceu Valença encerram a noite de abertura.

Alceu Valença – Foto: Divulgação

Grandes nomes da cena musical se apresentam nos diversos polos espalhados pela cidade. Pela primeira vez no Carnaval de Olinda, a banda Paralamas do Sucesso aporta na folia. Além disso, a festa conta também com Otto, Maestro Spok e Frevo Orquestra, Academia da Berlinda e Cordel do Fogo Encantado. Apesar disso, a programação de cada polo só será divulgada na semana pré-carnavalesca.

O encerramento do Carnaval 2020 de Olinda será na Quarta-feira de Cinzas, na Praça do Carmo. Bateria Cabulosa, Grupo Afonjá, com participação de Flaira Ferro, e o grupo Bongar se apresentam no encerramento da folia. Além disso, a adeus ao Carnaval 2020 fica por conta de Lenine e Nação Zumbi.

Lenine – Foto: Divulgação
Banda Nação Zumbi – Foto: Fábio Braga

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar