Acontece

João Portinari conta em livro como sobreviveu a ataque de tubarão

Portinari
João Portinari - Foto: Divulgação.
Escritor é sobrinho-neto de Cândido Portinari.

O sobrinho-neto de Cândido Portinari, um dos mais famosos pintores brasileiros, conta em livro as suas aventuras marítimas. João Pedro Portinari Leão descreve na autobiografia “A Isca” como sobreviveu a um ataque de tubarão-branco na década de 1990.

Na época, aliás, o então universitário praticava windsurf em Búzios, litoral carioca, quando foi surpreendido pelo animal. “Não fiquei assustado ou desesperado. Foi matemático, como um mais um é igual a dois. Tive certeza de que iria morrer. Seria rápido e sem sofrimento. O tubarão veio de baixo para cima, do fundo do oceano, e abocanhou minha perna, segurando-a com seus dentes e rasgando minha pele”, conta na obra.

Leia mais
Portinari
Capa do livro – Foto: Divulgação

Todos os detalhes dessa história real e surpreendente de sobrevivência estão no livro, lançado em janeiro pela editora Edite. A publicação também traz, inclusive, as histórias da família de João, que possui uma relação íntima com o mar. Seu pai, avós e tios, aliás, praticam há muito pesca submarina e, dessa forma, o contato com a praia sempre esteve presente em suas vidas.

Após o atormentador ataque, foram mais de sete meses de recuperação. João, no entanto, não deixou de praticar o esporte e voltou ao mar mas, dessa vez, na presença de um companheiro imaginário, um tubarão-fantasma que o atormentava, mas que não conseguiu vencê-lo.

O livro “A Isca” está disponível nas versões física e digital e pode ser encontrado na Livraria Cultura e no Amazon.