Acontece TV e Cinema

Harvey Weinstein é condenado a 23 anos de prisão

Harvey Weinstein - Foto: Reprodução/AP Photo/Seth Wenig
Harvey Weinstein - Foto: Reprodução/AP Photo/Seth Wenig
A sentença foi anunciada nesta quarta-feira (11).

O ex-produtor de Hollywood Harvey Weinstein foi condenado a 23 anos de prisão por estupro e agressão sexual. Aos 67 anos de idade, ele recebeu a sentença nesta quarta-feira (11), no tribunal estadual de Manhattan, em Nova York, onde chegou em uma cadeira de rodas e usando algemas.

A condenação é o desfecho do julgamento emblemático após os relatos do movimento #MeToo, em que artistas denunciaram os assédios e crimes sexuais cometidos por  Weinstein ao longo dos anos. A campanha, evidenciada pela hashtag, inclusive, incentivou mulheres de todo o mundo a denunciarem os abusos sofridos.

Leia mais

Espanha cancela apresentações de Plácido Domingo após assédio

O ex-produtor foi considerado culpado pelos crimes de agressão sexual em primeiro grau por praticar sexo oral forçado na ex-assistente de produção Mimi Haleyi, em 2006, e pelo estupro em terceiro grau da ex-atriz Jessica Mann, em 2013.

Weinstein, no entanto, foi considerado inocente do crime de estupro em primeiro grau e da acusação de ser um predador sexual. Caso houvesse sido condenado nestes casos, ele poderia ser sentenciado à prisão perpétua.

As vítimas, Mimi Haleyi e Jessica Mann, estiveram presentes no tribunal e foram recebidas sob aplausos. Haleyi, inclusive, afirmou que os danos causados pelas agressões de Harvey Weinstein podem ser permanentes para ela. “Isso me assustou profundamente, mental e emocionalmente, talvez irreparavelmente para sempre”, disse.