Acontece

Dr Roberto Kalil diz que se tratou do Covid-19 com cloroquina

Dr Roberto Kalil Filho - Foto: Reprodução
O médico do Sírio-Libanês é famosos nos cuidados de políticos e artistas

O cardiologista Roberto Kalil Filho disse, nesta quarta-feira (8), que se tratou do Covid-19 com o uso de cloroquina. Médico dos ex-presidentes Lula, Dilma e Temer, o diretor geral do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês passou dez dias internado em tratamento do coronavírus.

Dr Roberto Kalil – Foto: Reprodução/TV Globo
Leia Mais

Ambev irá doar 3 milhões de máscaras ao Ministério da Saúde

Kalil disse que desde o primeiro dia de internação tomou um conjunto de medicamentos que inclui a hidroxicloroquina, corticóides e antibiótico. A droga antimalária, aliás, é amplamente usada no Brasil e também indicada para algumas doenças autoimunes. Apesar de vir apresentando evidências positivas no tratamento contra o coronavírus, ainda faltam estudos para comprovar sua eficácia.

Roberto Kalil Filho – Foto: Reprodução

Além disso, Roberto Kalil defende o uso da cloroquina em pacientes que estão hospitalizados com Covid-19. “Se há uma chance de que o paciente melhore, se pode salvar vidas, tem que ser ministrada”, disse o médico. Aliás, Kalil afirma que já tratou vários pacientes com cloroquina. Ainda assim, diz que é preciso esperar o resultado de estudos científicos feitos por instituições sérias como a Fiocruz para saber se a droga efetivamente funciona. “Eles vão dar a resposta definitiva. Mas, se existe alguma chance, temos que começar a usá-la já”, afirmou.