Política

Governo autoriza novos saques do FGTS e extingue Fundo PIS-Pasep

FGTS
Novos saques podem ser feitos a partir de junho - Foto: Ricardo Matsukawa/VEJA.com.
Novos saques podem ser feitos a partir de junho.

O governo publicou uma Medida Provisória no fim da noite desta terça-feira (7) autorizando, a partir de 15 de junho, o saque extraordinário de até R$ 1.045 de contas ativas e inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O saque pode ser feito até 31 de dezembro deste ano, conforme calendário a ser divulgado pela Caixa Econômica Federal.

A MP acabou, também ,com o com o Fundo PIS-Pasep, que terá o patrimônio transferido e administrado pelo FGTS. As medidas, aliás, fazem parte do conjunto de ações anunciadas pelo governo para diminuir as consequências na economia causadas pela pandemia do novo coronavírus.

Leia mais

Governo libera site e aplicativo para pedir o auxílio emergencial

A possibilidade de novas liberações de recursos do FGTS, aliás, já era ventilada desde o dia 13 de março, quando o ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu anunciar ações para conter a crise gerada pela Covid-19. Três dias depois, inclusive, o governo informou a decisão de transferir valores não sacados do PIS/Pasep para o FGTS, para permitir novos saques. Na ocasião, aliás, foi estimada a injeção de até R$ 21,5 bilhões na economia.

Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães,  o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni – Foto: Alan Santos/PR

De acordo com a nova  MP, as pessoas que possuírem mais de uma conta vinculada ao FGTS deverão sacar primeiro os valores na contas relativas a contratos de trabalho extintos, com início pela conta que tiver o menor saldo. Depois, os saques podem ser feitos na demais contas vinculadas, também com início pela conta que tiver o menor saldo.

Leia mais

Juiz determina bloqueio dos Fundos Eleitoral e Partidário

Segundo o governo, aliás, a transferência do saldo do Fundo PIS/Pasep para o FGTS,  pretende dar mais liquidez ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, que, inclusive, já vem sendo usado nos últimos anos para aumentar a circulação de dinheiro no país.

Conforme a MP, as contas individuais originárias do Fundo PIS-Pasep passam a ser remuneradas pelos mesmos critérios aplicáveis às contas vinculadas do FGTS. O documento aponta, ainda, que solicitações de saque de contas vinculadas do FGTS permitirão, também, o saque de contas vinculadas individuais de origem PIS ou Pasep mantidas em nome do mesmo trabalhador. Inclusive, o calendário de pagamentos do abono salarial PIS/Pasep 2020-2021 permanece inalterado.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar