Acontece

Primeiro dia útil da quarentena tem grande movimento no Recife

Ponto de fiscalização do rodízio de carros - Foto: Arthur Mota/FolhaPE
Engarrafamentos e terminais de ônibus com filas foram registrados pela capital

O primeiro dia útil da quarentena decretada pelo Governo de Pernambuco em municípios da RMR registrou uma situação diferente do fim de semana. Nesta segunda-feira (18), pontos da capital e seus arredores registraram engarrafamentos e longas filas de carros próximos a locais de blitz. Ainda assim, o fluxo de carros foi menor do que um dia comum de tráfego.

Congestionamento é registrado na PE-15 no primeiro dia útil da quarentena – Foto: Reprodução/TV Globo
Leia Mais

Governo de PE promove ações em comunidades durante lockdown

Além disso, a CTTU realiza fiscalização do rodízio de veículos em pontos estratégicos do Recife, como, por exemplo, na Avenida Antônio de Goes, no Pina. Agentes de trânsito paravam os carros para saber a finalidade da saída das pessoas. Aliás, dois veículos foram obrigados a pararem por excesso de passageiros.

Ponto de fiscalização do rodízio de carros – Foto: Arthur Mota/FolhaPE
Agentes da CTTU param os veículos para fiscalização – Foto: Arthur Mota/FolhaPE
Placas de final ímpar não podem circular em dias pares, como nesta segunda (18) – Foto: Arthur Mota/FolhaPE

Enquanto isso, filas foram registradas nos principais terminais de ônibus do Recife. Agentes do Grande Recife distribuíram máscaras para passageiros que apareceram sem o equipamento de proteção individual, o que desrespeita o decreto estadual. Além disso, muitos desrespeitaram o distanciamento de um metro e meio entre uma pessoa e outra. Dentro do transporte público, a orientação era que passageiros seguissem todos sentados, o que fez com que agentes do Grande Recife limitassem a quantidade de pessoas por ônibus. Ainda assim, segundo relatos, a movimentação foi menor do que o usual, principalmente no horário de pico da manhã.

Terminal Cajueiro Seco com filas sem distanciamento entre as pessoas – Foto: TV Globo/Reprodução
O movimento no TI Joana Bezerra foi menor – Foto: Arthur Mota/FolhaPE
O número de passageiros por ônibus era limitado – Foto: Arthur Mota/FolhaPE
O decreto estadual obriga o uso de máscaras e redução de passageiros nos ônibus – Foto: Arthur Mota/FolhaPE

Pernambuco confirmou, no domingo (17), mais 964 casos e 55 óbitos devido à Covid-19. Com isso, desde o início da pandemia, em março, até essa data, o estado contabilizou 19.452 confirmações, sendo 1.516 mortes. Além disso, segundo o último boletim divulgado, já são 2.969 pessoas recuperadas da doença no Estado.