Acontece

Saiba as diferenças entre os dois principais exames para Covid-19

O chamados "RT-PCR" e "Sorológico" têm indicações diferentes. (Foto: Reprodução/France24)
O médico imunologista João Bosco afirma que a demanda por testes para diagnosticar a doença só aumenta

Desde que a pandemia do novo coronavírus chegou em Pernambuco, em março, a demanda por testes para diagnosticar a doença vem aumentando. O laboratório Genomika Einstein, na Ilha do Leite já realizou mais de 10 mil testes em quase dois meses realizando os exames específicos da doença. “Iniciamos com a capacidade de 200 testes por dia. Hoje, são 700 a 800”, afirma o imunologista e geneticista João Bosco, sócio-fundador da Genomika.

João Bosco, imunologista e geneticista. (Foto: Divulgação)

O médico explicou a diferença entre os dois principais exames laboratoriais disponíveis para a Covid-19. Vale ressaltar que tanto um quanto outro só podem ser realizados com prescriação médica. Confira:

RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction)

O mais realizado e considerado o padrão-ouro. É recomendado para indivíduos com sintomas compatíveis com Covid-19. Ele identifica o novo coronavírus no período em que está ativo no organismo. Com isso, o RT-PCR possibilita a tomada de medidas apropriadas para o paciente que testar positivo: internação ou quarentena domiciliar, por exemplo.

Sorológico IgG/IgM

É feito para verificar se uma pessoa já tem anticorpos para o novo coronavírus, mas não serve para diagnóstico da doença ativa.