Acontece

Justiça obriga Bolsonaro a usar máscara em espaços públicos do DF

O Presidente costuma cumprimentar apoiadores na área externa do Palácio do Planalto — Foto: José Cruz/Agência Brasil
O descumprimento da medida implica em multa para o Presidente

A Justiça Federal divulgou, nesta terça-feira (23), uma decisão que obriga o presidente Jair Bolsonaro a usar máscara “em todos os espaços públicos, vias públicas, equipamentos de transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços do Distrito Federal”. Caso ele não obedeça à determinação, deverá pagar multa de R$ 2 mil por dia de descumprimento.

Leia mais

Novak Djokovic testa positivo para Covid-19

Bolsonaro cumprimenta apoiadores durante manifestação a favor de seu governo, no dia 31 de maio de 2020 — Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

A decisão do juiz federal Renato Coelho Borelli atende a uma ação popular movida pelo advogado Victor Mendonça Neiva. De acordo com o texto da ação, “a conduta omissiva da União e do Distrito Federal e a conduta irresponsável do presidente tendem a, em um universo curto de tempo, esvaziar em boa parte as medidas de prevenção adotadas, fazendo com que o Distrito Federal, que tem um dos mais baixos números de mortos, passe a assistir o incremento deste infausto indicativo”.

Leia mais

Casal consegue autorização judicial para realizar casamento

Paulo Guedes foi o único a usar máscara durante pronunciamento do Presidente, ao lado de seus ministros, no dia 4 de abril de 2020 — Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Caberá à União exigir e fiscalizar o uso do item de proteção, além de pelo Presidente, também por servidores e colaboradores do governo federal em serviço. Até o fechamento desta matéria, o Palácio do Planalto ainda não se posicionou sobre a medida.