Acontece

Luiza Helena Trajano entra para o topo da lista das mais ricas

Sucesso de Magazine Luiza aumenta fortuna de Luiza Helena Trajano - Foto: Montagem
A ascensão da empresária se deu devido ao sucesso do Magazine Luiza na internet

Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, viu seu nome despontar no topo da lista das mulheres mais ricas do Brasil. A ascensão, aliás, se deu devido ao sucesso da empresa na internet, além do “efeito Amazon”. Segundo o site Glamurama, o termo tem sido usado por analistas de mercado para tratar do “fenômeno” que se tornou a supervalorização dos varejistas em vendas e compras pela internet. A propósito, Bezos e sua ex-mulher, MacKenzie Bezos, também enriqueceram bastante nos últimos meses pelo mesmo motivo.

Luiza Helena Trajano – Foto: Divulgação
Leia Mais

Irmãs Juliana e Fernanda Vieira inovam em unidade Endogastro

Isso porque só a Amazon, a gigante americana fundada pelo homem mais rico do mundo, viu seu valor de mercado saltar mais de 40% desde o começo da pandemia da Covid-19. Aliás, um dos que mais saltam aos olhos é justamente o da brasileira Magazine Luiza, fundada pelos pais de Luiza Helena, Luiza Trajano e Pelegrino José Donato. A capitalização da empresa no Ibovespa saltou quase 35% de março pra cá, e 70% desde o começo do ano.

Loja do Magazine Luiza – Foto: Divulgação

Apesar das mais de mil lojas que possui pelo Brasil, o Magazine Luiza, hoje em dia, tem quase a metade de suas receitas totais oriundas das vendas em seus sites oficiais. Isso fez com que economistas do Bank of America Merril Lynch e do Credit Suisse a chamassem de “Amazon brasileira”. Trata-se de um resultado e tanto, inclusive porque a própria Luiza foi uma das primeiras grandes empresárias brasileiras que se posicionaram a favor do isolamento social, meses atrás. A decisão, aliás, poderia representar um grande prejuízo para o Magazine Luiza.

Plataforma digital do Magazine Luiza faz sucesso durante pandemia – Foto: Divulgação

Ainda assim, o que se viu foi o contrário, e no balanço do primeiro trimestre de 2020, as vendas totais do Magazine Luiza registraram aumento de 34% em relação ao mesmo período do ano passado. Aliás, o e-commerce da empresa foi responsável por mais da metade desse aumento. Além disso, Luiza Helena Trajano, que é dona de aproximadamente 17% do Magazine Luiza, viu sua fortuna saltar dos estimados US$ 1,7 bilhão (R$ 9,2 bilhões) atribuídos a ela em março para os atuais US$ 3,8 bilhões (R$ 20,6 bilhões).