A área da saúde nunca foi tão importante quanto em 2020. Com a pandemia do coronavírus, a realidade mundial mudou, principalmente em reação ao ensino e à saúde. Ainda assim, aqui no Estado, a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) se destaca por manter a qualidade das aulas e valorizar ainda mais a profissionalização na área da saúde. Em 2020, a instituição completa 15 anos em 2020, com uma história de muito destaque no mercado. Aliás, a FPS investiu pesado e saiu na frente no quesito ensino, por usar tecnologia avançada em aulas virtuais.
Gilliatt Falbo, coordenador acadêmico da faculdade, compartilhou com nosso site os diferenciais que destacam a FPS das demais instituições de ensino. Ele, aliás, é um dos responsáveis por construir o projeto da escola e, desde 2000, está à frente da coordenação da faculdade. Em 1991, o sonho da faculdade surgiu, a partir da formação fornecida pelo IMIP para mestrado e doutorado, que foi formando todos os futuros docentes da faculdade. Além disso, sempre pensando à frente do tempo, em 2002, os idealizadores da FPS viajaram para a Holanda e Estados Unidos para estudar novas metodologias de estudos. “Viajamos à Europa e Estados Unidos, escochemos uma metodologia que nos parecia a melhor e mais atualizada, e a partir daí começamos a trabalhar o nosso projeto pedagógico para os cursos de Medicina e Enfermagem”, afirmou Gilliatt.
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Além de Medicina e Enfermagem, dois dos cursos mais prestigiados da FPS, a faculdade conta, hoje, com mais cinco cursos: farmácia, fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia. Aliás, um dos grandes diferenciais da instituição é a forma de ensino, o ABP. Trata-se de um método de aprendizagem prático, voltado para o aluno e para a realidade da profissão. Segundo Gilliatt Falbo, os alunos são divididos em grupos de 12 estudantes supervisionados por um tutor. A cada módulo, os grupos são introduzidos à problemas da realidade da profissão, em atividades práticas e específicas. Além disso, os estudantes usam a estrutura do IMIP como hospital escola para as aulas práticas nos períodos mais avançados do clube.
Gilliatt também destaca a inovação e atualização tecnológica da FPS. A faculdade investiu muito em laboratório e digitalização de conteúdos, o que se torna benéfico durante a pandemia. Ainda assim, todo o plano e inovação foi iniciado em 2018, antes das novas medidas de “novo normal”. “Nós temos uma preocupação muito grande com a atualização para as novas tecnologias. O fato de nós estarmos desde o ano retrasado trabalhando com uma empresa criada pela faculdade, para incubar e acelerar startups na área da saúde e da educação, é um grande diferencial”, afirmou o coordenador acadêmico.
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“Nós visitamos o Vale do Silício no final de 2018, conhecemos várias empresas e também visitamos a Universidade de Stanford. Nessa viagem, nós adquirimos duas ferramentas de interação remota, por meio de vídeo, áudio, filme, documentos, arquivos. Então em 2019, nós começamos a fazer a atualização de todos os professores, fazendo uma capacitação dos nossos tutores nessa nova plataforma. Além disso, nossos docentes deveriam fazer uma curadoria de conteúdo digital, ou seja, além deles apresentarem aos nossos alunos livros e exercícios, os professores deveriam apresentar também sites, podcasts, vídeos científicos. Tudo pensado para fazer do nosso ensino o mais atualizado possível”, explicou Gilliatt.
Aliás, devido ao grande uso de tecnologias, a FPS participou, em 2019, de um curso da Microsoft para 11 instituições de ensino. Nesse evento, o projeto de interação utilizado pela faculdade foi premiado, junto a um projeto de Santa Catarina, e um dos coordenadores da FPS viajou à Londres para o maior congresso de tecnologia da Europa. Agora, pensando nos próximos 15 anos de história, Gilliatt Falbo afirma que a instituição pretende contar com nota 5 no MEC em todos os cursos, além de se tornar uma universidade de destaque nacional e internacional especializada em saúde, incluindo o curso de educação física na lista de formações ofertadas.
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