Dentre as 1000 melhores universidades do mundo, 13 instituições são brasileiras. O levantamento é referente a nova edição do ranking da consultoria britânica Times Higher Education, um dos mais prestigiosos do setor. Liderando o ranking das brasileiras, estão a Universidade de São Paulo (USP), entre as 250 melhores, e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre as 300. Este ano, ambas as instituições subiram de posição. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também aparece no ranking, porém em colocação abaixo das 1000 melhores.
LEIA MAIS
Câmara do Rio rejeita abertura de impeachment contra Crivella
A Times Higher Education avaliou 1.527 instituições em mais de 90 países, em critérios como ensino, pesquisa, internacionalização, citações acadêmicas e outros. Ao todo, o Brasil tem 52 universidades avaliadas, a maioria instituições públicas federais e estaduais. Entre as privadas, constam no ranking apenas a PUC-RJ (entre as 800 melhores) e PUC-RS (entre as 1.000 melhores).
Com o ranking, a USP segue sendo a melhor instituição de ensino superior da América Latina. Na primeira posição do ranking a Universidade de Oxford, no Reino Unido, foi classificada como a melhor universidade do mundo. Completam o pódio as americanas Stanford e Harvard.
Adicionar comentário