Política

Trump minimizou pandemia de propósito, afirma jornalista em livro

Donald Trump - Foto: Forbes/Reprodução
De acordo com o livro, Trump reconheceu ter “amenizado” as informações sobre a doença, uma vez que, em suas palavras, “não queria criar pânico”

Em entrevista ao jornalista Bob Woodward, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump teria admitido que escondeu intencionalmente da população americana a gravidade do novo coronavírus. É o que afirma o novo livro “Rage” (Raiva) que será lançado dia 15 de setembro. O jornalista investigativo ficou famoso por revelar o caso Watergate, que levou à renúncia do presidente Richard Nixon, em 1974 e é um dos mais importantes comunicadores do país.

Segundo o livro, o presidente afirma que sabia que Covid-19 era mais mortal do que gripe comum, mas que não quis criar pânico
Segundo o livro, o presidente afirma que sabia que Covid-19 era mais mortal do que gripe comum, mas que não quis criar pânico – Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

LEIA MAIS

José Dirceu recebe alta após cirurgia para retirar tumor

De acordo com o livro, as entrevistas foram concedida a Woodward entre dezembro de 2019 e julho de 2020. Na ocasião, Trump admitiu que sabia, semanas antes da primeira morte por covid-19 nos EUA, que o vírus era perigoso, transmitido pelo ar, altamente contagioso e “mais mortal” do que uma gripe forte.

“Você apenas respira o ar, e é assim que [o vírus] se dissemina”, disse o presidente a Woodward. “Então isso é muito complicado. Isso é muito delicado. É também algo muito mais mortal do que uma gripe forte. Isso é mortal”, completou Trump na ligação. O áudio do trecho foi divulgado pelo jornal The Washington Post e pela rede de TV CNN nesta quarta-feira (9). O livro, usando as próprias palavras de Trump, descreve um presidente que traiu a confiança do público e suas responsabilidades.

Em uma outra entrevista, no dia 19 de março, Trump reconheceu ter “amenizado” as informações sobre a doença, uma vez que, em suas palavras, “não queria criar pânico”, e que o trabalho dele era “manter o país seguro”.

 

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar