Acontece

Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes será restaurado

Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes, de Francisco Brennand - Foto: Divulgação/Montagem
A obra assinada por Francisco Brennand também será transferido para o Pina

O Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes, assinado Francisco Brennand, será restaurado e exposto em um novo local no Pina. A obra, atualmente localizada na BR 232, no bairro do Curado, vem sofrendo com falta de reparos e vandalismo. Após a restauração, o monumento irá para a Via Mangue, na Zona Sul do Recife.

Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes – Foto: Divulgação/MPPE

A iniciativa de requalificação é do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em parceria com o Instituto Histórico Arqueológico e Geográfico de Pernambucano, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Oficina Francisco Brennand, a Polícia Militar de Pernambuco, a Concrepoxi Engenharia Ltda, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Os participantes assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e serão responsáveis pelas etapas do processo de requalificação e transferência de local.

Leia Mais

Saudoso Vavá deverá receber título de Patrono do Futebol de PE

“Esse monumento está em um local sem acesso, em avançado estado de perecimento, degradado, quebrado e com várias peças furtadas. O local onde está também não é recomendável do ponto de vista viário, uma vez que pode desviar a atenção do condutor que passa pela rodovia”, explicou José da Costa Soares, promotor que atua na 12ª Promotoria de Justiça de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico-Cultural da Capital.

Aliás, segundo ele, esse PAC representa uma tríplice reparação. “A primeira reparação é pelo povo do Recife, que não merecia que um monumento daquela magnitude estivesse em estado de degradação. A segunda, pelos heróis da Batalha, fato histórico definidor da formação da identidade da pátria brasileira. E, por fim, uma reparação à memória de Francisco Brennand, um dos principais artistas plásticos da história de Pernambuco, que merece que todo o seu acervo tenha, por parte do poder público e da sociedade, toda a atenção e o respeito”, acrescenta.

Francisco Brennand – Foto: Leo Mota

No novo endereço, o monumento, que está marcado por pichações e pelo descuido, receberá iluminação e maior vigilância. Além disso, a iniciativa também surge como forma de homenagear e preservar o legado de Francisco Brennand, que faleceu em dezembro de 2019, aos 92 anos.

A obra de Francisco Brennand foi entregue em 1981. Ela faz homenagem aos luso-brasileiros que lutaram na Batalha dos Guararapes, que ocorreu entre 1648 e 1649, em Jaboatão dos Guararapes. A ocasião, marcada pela tentativa do exército holandês de invadir e dominar terras da região Nordeste, é de grande importância para o país. Aliás, é considerada um marco simbólico do patriotismo brasileiro.