Acontece

Criação de empregos em agosto atingiu melhor nível em dez anos

Foto: Reprodução
Segundo o Ministério da Economia, foi o segundo mês consecutivo na criação de empregos formais.

Pelo segundo mês seguido, o Brasil registrou a criação de empregos com carteira assinada e atingiu o melhor resultado para meses de agosto desde 2010. De acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, 249.388 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos no último mês. Foram contratados 1.239.478 trabalhadores formais, e demitidos 990.090.

O aumento da criação de empregos formais demonstra melhora do mercado em meio à pandemia
O aumento da criação de empregos formais demonstra melhora do mercado em meio à pandemia – Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

LEIA MAIS

Brasil fica entre os 10 melhores países na Olimpíada de Matemática

Em julho, o país também havia registrado geração de empregos, após quatro meses de perda de vagas de emprego no país. No acumulado do ano, no entanto, o mercado de trabalho continua sentindo o impacto da pandemia. De janeiro a agosto, foram fechadas 849.387 vagas, o pior resultado para os oito primeiros meses do ano desde o início da série histórica, em 2010.

O mês mais impactado pela crise foi abril, que registrou 927.598 vagas a menos. No decorrer dos meses, o número foi diminuindo, até chegar em junho, com fechamento de 19.579 vagas e aos números positivos de julho e agosto. Além disso, a região que mais registrou abertura de vagas foi o sudeste (+104.702), seguido pela região nordeste (+62.085).