Acontece

Internautas acusam Meghan Markle de plagiar filme da Netflix

Meghan Markle - Foto: Reprodução/Getty Images
Usuários da web apontam que discurso feito pela duquesa de Sussex em evento virtual repete trechos do documentário O Dilema das Redes

Meghan Markle causou certa agitação na terça-feira (13) durante um encontro virtual para discutir o futuro das próximas gerações. Ela teria feito uma comparação ousada entre usuários de mídia social e viciados em drogas em seu discurso. Entretanto, sua declaração agora está causando polêmica por um motivo diferente. A Duquesa de Sussex está sendo acusada de copiar a ideologia do documentário The Social Dilemma, da Netflix, um filme investigativo que examina os perigos ocultos das mídias sociais.

Foto: Getty Images

LEIA MAIS

Marina Bertoldi desembarca no Recife e visita família Brennand

Pouco depois do Encontro Virtual, usuários do Twitter apontaram que os comentários que ela fez sobre os perigos do vício em mídia social eram quase que idênticos às ideias apresentadas na produção da Netflix, com alguns até mesmo acusando Meghan de ‘plágio’.

“[Meghan] roubou o documentário da Netflix, The Social Dilemma, sobre os usuários serem como viciados em droga”, escreveu um internauta. “Meghan plagia tão casualmente que é ridículo”, comentou outro. “Alguém claramente assistiu The Social Dilemma recentemente”, disse um terceiro.

Comparando usuários de mídia social a viciados em drogas, ela disse: “Existem muitas poucas coisas no mundo em que você chama a pessoa que está se envolvendo com ela de‘ usuário ’. Pessoas viciadas em drogas e pessoas viciadas em redes sociais”. A fala pe semelhante à terminologia usada no documentário pelo estatístico Edward Tufte.

A declaração de Duquesa sobre mídia social precede a revelação que Meghan fez na semana passada alegando que ela o Príncipe Harry estariam sofrendo abuso online “quase impossível de sobreviver”. “Disseram-me que em 2019 eu era a pessoa mais trollada em todo o mundo, homem ou mulher. Porém, durante oito meses eu nem estava visível na mídia pois estava de licença maternidade”, disse ela em uma tentativa de aludir ao Dia Mundial da Saúde Mental. Além de alertar para o perigo do vício em redes sociais, ela tem participado de eventos para debater racismo, saúde mental e igualdade de gênero.